Revisão Interativa – Lançamento horizontal e obliquo

A resolução interativa é um método novo de estudar e com resultados comprovados! Leia a teoria, faça o exercício interativo, assista as aulas teóricas, responda os questionário para fixar o conteúdo! E no fim, mais exercícios!

Acesse o Curso Completo de Física aqui!

1. Lançamento horizontal

O lançamento horizontal é uma parte do movimento oblíquo, ou seja, o corpo já começa o movimento no ponto mais alto da trajetória e executa apenas o movimento de descida.

http://dc344.4shared.com/doc/AACWP8g-/preview_html_m658e3784.gif

O sinal da aceleração da gravidade (g) é determinado usando o truque aprendido no movimento oblíquo. O movimento é apenas para baixo. Portanto, como a aceleração da gravidade aponta para baixo (mesmo sentido inicial do movimento, o sinal da aceleração é positivo.)

AULA DE TEORIA

[wonderplugin_video iframe=”https://youtu.be/ibgUVwJRjtM” lightbox=1 lightboxsize=1 lightboxwidth=960 lightboxheight=540 autoopen=0 autoopendelay=0 autoclose=1 lightboxtitle=”” lightboxgroup=”” lightboxshownavigation=0 showimage=”” lightboxoptions=”” videowidth=600 videoheight=400 keepaspectratio=1 autoplay=1 loop=0 videocss=”position:relative;display:block;background-color:#000;overflow:hidden;max-width:100%;margin:0 auto;” playbutton=”http://blog.professorbrunofernandes.com.br/wp-content/plugins/wonderplugin-video-embed/engine/playvideo-64-64-0.png”]

 

TESTE SEUS CONHECIMENTOS

[h5p id=”80″]

EXERCÍCIO RESOLVIDO

[wonderplugin_video iframe=”https://youtu.be/PZ8Z4hbl4jc” lightbox=1 lightboxsize=1 lightboxwidth=960 lightboxheight=540 autoopen=0 autoopendelay=0 autoclose=1 lightboxtitle=”” lightboxgroup=”” lightboxshownavigation=0 showimage=”” lightboxoptions=”” videowidth=600 videoheight=400 keepaspectratio=1 autoplay=1 loop=0 videocss=”position:relative;display:block;background-color:#000;overflow:hidden;max-width:100%;margin:0 auto;” playbutton=”http://blog.professorbrunofernandes.com.br/wp-content/plugins/wonderplugin-video-embed/engine/playvideo-64-64-0.png”]

 

2. Movimentos oblíquos

Galileu Galilei estudou o movimento oblíquo e descobriu que esse movimento podia ser dividido em dois movimentos mais simples e conhecidos.

  • Horizontal (eixo x): desprezando a resistência do ar, o movimento é uniforme, ou seja, a velocidade nesse eixo (vx) é constante durante a trajetória.
  • Vertical (eixo y): devido a presença da aceleração da gravidade, esse movimento é acelerado. A bola sobe com uma velocidade inicial (v0y) até atingir a velocidade nula no ponto mais alto da trajetória. Depois disso, a velocidade aumenta novamente.

Na vertical, o movimento de subida é retardado, ou seja, a velocidade vY diminui até se anular no ponto mais alto da trajetória. A distâncias percorridas em cada instante são diferentes.

Os movimentos nos eixos x e y são independentes entre si. A única grandeza que os conecta é o tempo. Portanto, para cada eixo, temos:

Eixo x Eixo y
Velocidade vx vy
Distância alcance (A) altura (H)
Aceleração gravidade (g) não existe
Tempo t t
Eixo x

Desprezamos a resistência do ar e, portanto, não há nenhuma força atuando sobre o corpo neste eixo. O movimento é uniforme (a velocidade vx permanece constante durante a trajetória).

 

Podemos reescrever a fórmula da velocidade média (lembra dela?):

 

 

 

Que beleza esse resumo de Física até agora!

 

Eixo y

No eixo vertical (y), o movimento é regido pela ação da gravidade. Na subida, a velocidade vy nesse eixo aponta para cima e é reduzida pela gravidade, que atua para baixo. Na descida, a velocidade aponta para baixo e seu módulo aumenta.

As equações do MUV que já aprendemos são usadas para estudar o movimento neste eixo.

 

 

 

O sinal da aceleração da gravidade (g) é determinado usando o seguinte truque: observe para onde ocorre o movimento inicial do corpo (para cima, neste movimento). Portanto, como a aceleração da gravidade aponta para baixo (contrário ao sentido inicial do movimento, o sinal da aceleração é negativo; a = – g).

 

AULA DE TEORIA

[wonderplugin_video iframe=”https://youtu.be/6jwotJGYOfE” lightbox=1 lightboxsize=1 lightboxwidth=960 lightboxheight=540 autoopen=0 autoopendelay=0 autoclose=1 lightboxtitle=”” lightboxgroup=”” lightboxshownavigation=0 showimage=”” lightboxoptions=”” videowidth=600 videoheight=400 keepaspectratio=1 autoplay=1 loop=0 videocss=”position:relative;display:block;background-color:#000;overflow:hidden;max-width:100%;margin:0 auto;” playbutton=”http://blog.professorbrunofernandes.com.br/wp-content/plugins/wonderplugin-video-embed/engine/playvideo-64-64-0.png”]

 

TESTE SEUS CONHECIMENTOS

[h5p id=”79″]

EXERCÍCIO RESOLVIDO

[wonderplugin_video iframe=”https://youtu.be/NgQ6lFctdDk” lightbox=1 lightboxsize=1 lightboxwidth=960 lightboxheight=540 autoopen=0 autoopendelay=0 autoclose=1 lightboxtitle=”” lightboxgroup=”” lightboxshownavigation=0 showimage=”” lightboxoptions=”” videowidth=600 videoheight=400 keepaspectratio=1 autoplay=1 loop=0 videocss=”position:relative;display:block;background-color:#000;overflow:hidden;max-width:100%;margin:0 auto;” playbutton=”http://blog.professorbrunofernandes.com.br/wp-content/plugins/wonderplugin-video-embed/engine/playvideo-64-64-0.png”]

 

EXERCÍCIOS DE VESTIBULAR

1. (UFSM-RS) Num jogo de futebol, um jogador faz um lançamento oblíquo de longa distância para o campo adversário, e o atacante desloca-se abaixo da bola, em direção ao ponto previsto para o primeiro contato dela com o solo.

http://www.fisicaevestibular.com.br/images/cinematica12/image060.jpg

Desconsiderando o efeito do ar, analise as afirmativas:

I – Um observador que está na arquibancada lateral vê a bola executar uma trajetória parabólica.

II – O atacante desloca-se em movimento retilíneo uniformemente variado para um observador que está na arquibancada lateral.

III – O atacante observa a bola em movimento retilíneo uniformemente variado.

Está(ão) correta(s)

a) apenas I.

b) apenas II.

c) apenas I e II.

d) apenas I e III.

e) apenas II e III.

 

2. (PUC-SP) Suponha que em uma partida de futebol, o goleiro, ao bater o tiro de meta, chuta a bola, imprimindo-lhe uma velocidade v0, cujo vetor forma, com a horizontal, um ângulo . Desprezando a resistência do ar, são feitas as afirmações abaixo.

I. No ponto mais alto da trajetória, a velocidade vetorial da bola é nula.

II. A velocidade inicial v0 pode ser decomposta segundo as direções horizontal e vertical.

III. No ponto mais alto da trajetória é nulo o valor da aceleração da gravidade.

IV. No ponto mais alto da trajetória é nulo o valor vy da componente vertical da velocidade.

Estão corretas:

a) I, II e III

b) I, III e IV

c) II e IV

d) III e IV

e) I e II

 

3. (FEI-SP) Uma esfera de aço de massa 200g desliza sobre uma mesa plana com velocidade igual a 2m/s. A mesa está a 1,8m do solo. A que distância da mesa a esfera irá tocar o solo? Obs.: despreze o atrito.

a) 1,25 m

b) 0,5 m

c) 0,75 m

d) 1,0 m

e) 1,2 m

 

4. (UECE) Um projétil foi lançado a partir do solo com velocidade v0 (em módulo) segundo um ângulo θ0 ≠ 0, acima da horizontal. Desprezando o atrito com o ar, o módulo da velocidade do projétil no topo da sua trajetória é:

a) v = v0.cosθ0

b) v = 0

c) v = v0.senθ0

d) v = v0

 

5. (Uerj 2013) Três blocos de mesmo volume, mas de materiais e de massas diferentes, são lançados obliquamente para o alto, de um mesmo ponto do solo, na mesma direção e sentido e com a mesma velocidade.

Observe as informações da tabela:

Material do bloco Alcance do lançamento
chumbo A1
ferro A2
granito A3

A relação entre os alcances A1, A2 e A3 está apresentada em:

a) A1 > A2 > A3

b) A1 < A2 < A3

c) A1 = A2 > A3

d) A1 = A2 = A3

 

GABARITO

1. D

2. C

3. E

4. A

5. C