Revisão Interativa – Gráficos do M.U.V.

A resolução interativa é um método novo de estudar e com resultados comprovados! Leia a teoria, faça o exercício interativo, assista as aulas teóricas, responda os questionário para fixar o conteúdo! E no fim, mais exercícios!

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1. Gráfico s x t

Observe a tabela abaixo que mostra a posição de um corpo durante 5 segundos. Para cada segundo, a distância percorrida aumenta, o que mostra que o movimento não é uniforme e a velocidade em cada trecho está aumentado. Portanto, é um movimento acelerado.

t (s) 0 1 2 3 4 5
s(m) 0 1 4 9 16 25

Construímos um gráfico de posição e tempo (s x t) com os valores da tabela.

A junção desses pontos forma uma parábola.

Isso ocorre, pois, a equação da posição no MUV é uma equação do segundo grau. A concavidade da parábola determina se a aceleração é positiva (concavidade para cima) ou negativa (concavidade para baixo).

AULA DE TEORIA

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TESTE SEUS CONHECIMENTOS

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EXERCÍCIO RESOLVIDO

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2. Gráfico v x t

No MUV, a velocidade do corpo muda de maneira uniforme (aceleração constante). A figura abaixo mostra um carro com velocidade inicial de 10 m/s. A sua velocidade aumenta de 2 m/s para cada segundo. A aceleração é constante e vale 2 m/s2.

Podemos montar o gráfico da velocidade e do tempo (v x t) de acordo com as informações acima.

A junção desses pontos forma uma reta inclinada.

A função horária da velocidade é uma equação do primeiro grau, por isso, o formato do gráfico é uma reta. A inclinação da reta informa o sinal da aceleração de acordo com a ilustração abaixo.

AULA DE TEORIA

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TESTE SEUS CONHECIMENTOS

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EXERCÍCIO RESOLVIDO

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3. Gráfico a x t

No MUV, a aceleração é constante. Portanto, o gráfico da aceleração e do tempo (a x t) é uma reta na horizontal. A posição da reta em relação a origem determina o sinal da aceleração de acordo com a ilustração abaixo.

AULA DE TEORIA

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TESTE SEUS CONHECIMENTOS

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EXERCÍCIOS DE VESTIBULAR

1. (Espcex) O gráfico abaixo indica a posição (S) em função do tempo (t) para um automóvel em movimento num trecho horizontal e retilíneo de uma rodovia.

Da análise do gráfico, pode-se afirmar que o automóvel

a) está em repouso, no instante 1 min.

b) possui velocidade escalar nula, entre os instantes 3 min e 8 min.

c) sofreu deslocamento de 4 km, entre os instantes 0 min e 3 min.

d) descreve movimento progressivo, entre os instantes 1 min e 10 min.

e) tem a sua posição inicial coincidente com a origem da trajetória.

 

2. O gráfico posição x tempo abaixo, refere-se a uma partícula que se desloca em movimento uniforme.

Pode-se afirmar que a equação horária dos espaços para o movimento dessa partícula, com unidades no sistema internacional é:

a) s = 20 + 10.t

b) s = 20 + 20.t

c) s = 20 – 10.t

d) s = 2 + 10.t

e) s = 20 – 40.t

 

3. O gráfico abaixo representa a velocidade em função do tempo de um objeto em movimento retilíneo. Calcule a velocidade média entre os instantes t = 0 e t = 5h.

a) 5,0 m/s

b) 5,5 m/s

c) 6,0 m/s

d) 6,5 m/s

 

4. (UFMG) Uma pessoa passeia durante 30 minutos. Nesse tempo ela anda, corre e também pára por alguns instantes. O gráfico representa a distância (x) percorrida por essa pessoa em função do tempo de passeio (t).

Pelo gráfico pode-se afirmar que, na seqüência do passeio, a pessoa:

a) andou (1), correu (2), parou (3) e andou (4).

b) andou (1), parou (2), correu (3) e andou (4).

c) correu (1), andou (2), parou (3) e correu (4).

d) correu (1), parou (2), andou (3) e correu (4).

 

5. Num teste de esforço físico, o movimento de um indivíduo caminhando em uma esteira foi registrado por um computador. A partir dos dados coletados, foi gerado o gráfico da distância percorrida, em metros, em função do tempo, em minutos, mostrado a seguir:

De acordo com esse gráfico, considere as seguintes afirmativas:

1. A velocidade média nos primeiros 4 minutos foi de 6 km/h.

2. Durante o teste, a esteira permaneceu parada durante 2 minutos.

3. Durante o teste, a distância total percorrida foi de 1200 m.

a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

d) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.

e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

 

6. (G1) Observe o gráfico a seguir:

CLS딘

(Fonte: http://geocities.yahoo.com.br/saladefisica8/)

Procure associar os pontos 1, 2 e 3 do gráfico com as figuras A, B e C. A correspondência verdadeira é:

a) 1A – 2B – 3C

b) 1B – 2C – 3A

c) 1A – 2C – 3B

d) 1C – 2B – 3A

e) 1B – 2A – 3C

 

GABARITO

1. B

2. C

3. D

4. A

5. A

6. D