Revisão Interativa – Força centrípeta

A resolução interativa é um método novo de estudar e com resultados comprovados! Leia a teoria, faça o exercício interativo, assista as aulas teóricas, responda os questionário para fixar o conteúdo! E no fim, mais exercícios!

Acesse o Curso Completo de Física aqui!

1. Força Centrípeta

Para realizar uma curva é necessário surgir uma força resultante que aponte para o centro da curva. Essa força é conhecida como força centrípeta.

A força centrípeta depende de três fatores: da massa (m) do corpo, da sua velocidade (v) e do raio da trajetória (R).

  • Massa: é mais difícil um caminhão fazer uma curva do que um carro. A força centrípeta é diretamente proporcional a massa do corpo.
  • Velocidade: mais difícil se torna fazer uma curva quanto maior a velocidade. Por isso, a força centrípeta é diretamente proporcional a velocidade do corpo.
  • Raio: é mais difícil um corpo fazer uma curva fechada. O raio da curva e a força centrípeta são grandezas inversamente proporcionais.

Todas essas dependências são resumidas na expressão abaixo.

 

AULA DE TEORIA

[wonderplugin_video iframe=”https://youtu.be/C6WtERhjoxg” lightbox=1 lightboxsize=1 lightboxwidth=960 lightboxheight=540 autoopen=0 autoopendelay=0 autoclose=1 lightboxtitle=”” lightboxgroup=”” lightboxshownavigation=0 showimage=”” lightboxoptions=”” videowidth=600 videoheight=400 keepaspectratio=1 autoplay=1 loop=0 videocss=”position:relative;display:block;background-color:#000;overflow:hidden;max-width:100%;margin:0 auto;” playbutton=”http://blog.professorbrunofernandes.com.br/wp-content/plugins/wonderplugin-video-embed/engine/playvideo-64-64-0.png”]

 

TESTE SEUS CONHECIMENTOS

[h5p id=”89″]

EXERCÍCIO RESOLVIDO 1

[wonderplugin_video iframe=”https://youtu.be/gOm69SJCnZw” lightbox=1 lightboxsize=1 lightboxwidth=960 lightboxheight=540 autoopen=0 autoopendelay=0 autoclose=1 lightboxtitle=”” lightboxgroup=”” lightboxshownavigation=0 showimage=”” lightboxoptions=”” videowidth=600 videoheight=400 keepaspectratio=1 autoplay=1 loop=0 videocss=”position:relative;display:block;background-color:#000;overflow:hidden;max-width:100%;margin:0 auto;” playbutton=”http://blog.professorbrunofernandes.com.br/wp-content/plugins/wonderplugin-video-embed/engine/playvideo-64-64-0.png”]

 

EXERCÍCIO RESOLVIDO 2

[wonderplugin_video iframe=”https://youtu.be/lFpajumUqAY” lightbox=1 lightboxsize=1 lightboxwidth=960 lightboxheight=540 autoopen=0 autoopendelay=0 autoclose=1 lightboxtitle=”” lightboxgroup=”” lightboxshownavigation=0 showimage=”” lightboxoptions=”” videowidth=600 videoheight=400 keepaspectratio=1 autoplay=1 loop=0 videocss=”position:relative;display:block;background-color:#000;overflow:hidden;max-width:100%;margin:0 auto;” playbutton=”http://blog.professorbrunofernandes.com.br/wp-content/plugins/wonderplugin-video-embed/engine/playvideo-64-64-0.png”]

 

EXERCÍCIOS DE VESTIBULAR

1. (FUVEST) Um objeto A de 8 kg, preso na extremidade de uma corda de 1 m de comprimento e massa desprezível, descreve um movimento circular uniforme sobre uma mesa horizontal.

A tração na corda é 200 N. Com relação ao objeto, pedem-se

a) o valor da aceleração.

b) o valor da velocidade ao ser cortada a corda.

 

2. (FMU-SP) A velocidade que deve ter um corpo que descreve uma curva de 100 m de raio, para que fique sujeito a uma força centrípeta numericamente igual ao seu peso, é Obs.: Considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2.

a) 31,6 m/s

b) 1 000 m/s

c) 63,2 m/s

d) 9,8 m/s

e) 630,4 m/s

 

3. (PUC-MG) Durante a exibição aérea da esquadrilha da fumaça, no dia 7 de setembro, um dos aviões realizou um looping de raio 30 m. No ponto mais alto da trajetória, o avião alcançou a velocidade de 20 m/s. Nesse ponto, o piloto, de massa 60 kg, exerceu sobre o assento uma força de intensidade igual a: (Dado: g = 10 m/s2)

a) 600 N

b) 400 N

c) 300 N

d) 200 N

e) 100 N

 

4. (Fuvest 2013) O pêndulo de um relógio é constituído por uma haste rígida com um disco de metal preso em uma de suas extremidades. O disco oscila entre as posições A e C, enquanto a outra extremidade da haste permanece imóvel no ponto P. A figura abaixo ilustra o sistema.

 

 

 

 

A força resultante que atua no disco quando ele passa por B, com a haste na direção vertical, é

(Note e adote: g é a aceleração local da gravidade.)

a) nula.

b) vertical, com sentido para cima.

c) vertical, com sentido para baixo.

d) horizontal, com sentido para a direita.

e) horizontal, com sentido para a esquerda.

 

5. (Ibmecrj 2013) Um avião de acrobacias descreve a seguinte trajetória descrita na figura abaixo:

 

 

 

 

Ao passar pelo ponto mais baixo da trajetória a força exercida pelo banco da aeronave sobre o piloto que a comanda é:

a) igual ao peso do piloto.

b) maior que o peso do piloto.

c) menor que o peso do piloto.

d) nula.

e) duas vezes maior do que o peso do piloto.

GABARITO

1. a) 25 m/s2

b) 5 m/s

2. A

3. D

4. B

5. B