Revisão Interativa – Cinemática vetorial

A resolução interativa é um método novo de estudar e com resultados comprovados! Leia a teoria, faça o exercício interativo, assista as aulas teóricas, responda os questionário para fixar o conteúdo! E no fim, mais exercícios!

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1. Velocidade vetorial

A velocidade vetorial média  é calculada de uma forma muito semelhante a velocidade escalar média .

A velocidade vetorial média é a razão entre o vetor deslocamento e o intervalo de tempo gasto para percorrer a distância associada a esse vetor.

AULA DE TEORIA

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EXERCÍCIO RESOLVIDO

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2. Aceleração vetorial

A aceleração vetorial média é a razão entre a variação da velocidade vetorial  e o intervalo de tempo Δt.

AULA DE TEORIA

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3. Aceleração centrípeta

A aceleração centrípeta é o vetor responsável por mudar a direção do vetor velocidade tangencial e manter o corpo na curva, sem escapar. Na ilustração abaixo, um móvel percorre a trajetória com o módulo da velocidade constante. A aceleração centrípeta “entorta” o vetor velocidade. Repare que ela sempre aponta para o centro da curva.

 

 

 

 

O módulo da aceleração centrípeta é dado por

A aceleração centrípeta depende de dois fatores:

 

  • a velocidade: quanto maior a velocidade, maior a aceleração centrípeta necessária para manter o corpo na curva.
  • o raio da curva: quanto menor o raio da curva, maior a aceleração centrípeta necessária para manter o corpo na curva.

A direção da aceleração centrípeta é sempre perpendicular a velocidade vetorial em cada ponto e o sentido aponta para o centro da curva.

 

A aceleração centrípeta está sempre presente no movimento curvilíneo, não importa se o movimento é acelerado ou uniforme.

 

AULA DE TEORIA

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TESTE SEUS CONHECIMENTOS

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EXERCÍCIO RESOLVIDO

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4. Movimento da roda de um carro

AULA DE TEORIA

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TESTE SEUS CONHECIMENTOS

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EXERCÍCIO RESOLVIDO

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EXERCÍCIOS DE VESTIBULAR

1. (G1 – cftsc 2010) Toda vez que o vetor velocidade sofre alguma variação, significa que existe uma aceleração atuando. Existem a aceleração tangencial ou linear e a aceleração centrípeta.

Assinale a alternativa correta que caracteriza cada uma dessas duas acelerações.

a) Aceleração tangencial é consequência da variação no módulo do vetor velocidade; aceleração

centrípeta é consequência da variação na direção do vetor velocidade.

b) Aceleração tangencial é consequência da variação na direção do vetor velocidade; aceleração

centrípeta é consequência da variação no módulo do vetor velocidade.

c) Aceleração tangencial só aparece no MRUV; aceleração centrípeta só aparece no MCU.

d) Aceleração tangencial tem sempre a mesma direção e sentido do vetor velocidade; aceleração

centrípeta é sempre perpendicular ao vetor velocidade.

e) Aceleração centrípeta tem sempre a mesma direção e sentido do vetor velocidade; aceleração

tangencial é sempre perpendicular ao vetor velocidade.

 

2. (Uemg) O tempo é um rio que corre. O tempo não é um relógio. Ele é muito mais do que isso. O tempo passa, quer se tenha um relógio ou não.

Uma pessoa quer atravessar um rio num local onde a distância entre as margens é de Para isso, ela orienta o seu barco perpendicularmente às margens.

Considere que a velocidade do barco em relação às águas seja de e que a correnteza tenha uma velocidade de

Sobre a travessia desse barco, assinale a afirmação CORRETA:

a) Se a correnteza não existisse, o barco levaria para atravessar o rio. Com a correnteza, o barco levaria mais do que na travessia.

b) Como a velocidade do barco é perpendicular às margens, a correnteza não afeta o tempo de travessia.

c) O tempo de travessia, em nenhuma situação, seria afetado pela correnteza.

d) Com a correnteza, o tempo de travessia do barco seria menor que pois a correnteza aumenta vetorialmente a velocidade do barco.

 

3. (Ufrgs 2012) A figura a seguir apresenta, em dois instantes, as velocidades v1 e v2 de um automóvel que, em um plano horizontal, se desloca numa pista circular.

Com base nos dados da figura, e sabendo-se que os módulos dessas velocidades são tais que v1>v2,

a) a componente centrípeta da aceleração é diferente de zero.

b) a componente tangencial da aceleração apresenta a mesma direção e o mesmo sentido da velocidade.

c) o movimento do automóvel é circular uniforme.

d) o movimento do automóvel é uniformemente acelerado.

e) os vetores velocidade e aceleração são perpendiculares entre si.

 

4. (Uece 2010) Um barco pode viajar a uma velocidade de 11 km/h em um lago em que a água está parada. Em um rio, o barco pode manter a mesma velocidade com relação à água. Se esse barco viaja no Rio São Francisco, cuja velocidade da água, em relação à margem, assume-se 0,83 m/s, qual é sua velocidade aproximada em relação a uma árvore plantada na beira do rio quando seu movimento é no sentido da correnteza e contra a correnteza, respectivamente?

a) 14 km/h e 8 km/h.

b) 10,2 m/s e 11,8 m/s.

c) 8 km/h e 14 km/h.

d) 11,8 m/s e 10,2 m/s.

e) 13,3 m/s e 18 km/h.

 

5. (Pucpr 2004) Um ônibus percorre em 30 minutos as ruas de um bairro, de A até B, como mostra a figura:

Considerando a distância entre duas ruas paralelas consecutivas igual a 100 m,

a) a velocidade vetorial média nesse percurso tem módulo 2 km/h.

b) o ônibus percorre 1500 m entre os pontos A e B.

c) o módulo do vetor deslocamento é 500 m.

d) a velocidade vetorial média do ônibus entre A e B tem módulo 3 km/h.

e) a velocidade escalar média é de 10 km/h.

GABARITO

1. A

2. B

3. A

4. A

5. C