Calorimetria

Lista com gabarito em vídeo

Querido, segue uma lista desse assunto. O gabarito encontra-se no fim do texto, além dos links com as resoluções que eu mesmo fiz em vídeo para vocês!

1. (UFMG – modificada) Um cozinheiro quer comprar uma panela que esquente rápida e uniformemente. Ele deve procurar uma panela feita de um material que tenha

a) grande espessura e alta condutividade térmica.
b) grande espessura e baixa condutividade térmica.
c) pequena espessura e alta condutividade térmica.
d) pequena espessura e baixa condutividade térmica.

2. Na figura a seguir, está representada uma caixa totalmente fechada, cujas paredes não permitem a passagem de calor.

No seu interior fez-se vácuo. Nesta caixa estão suspensos, presos por cabos isolantes térmicos, e sem tocar qualquer superfície da caixa, dois corpos, A e B, sendo, inicialmente, a temperatura de A maior do que a de B. Após algum tempo, verifica-se que A e B atingiram o equilíbrio térmico. Sobre tal situação, é correto afirmar que a transferência de calor entre A e B NÃO se deu:

a) nem por condução, nem por convecção.
b) nem por condução, nem por radiação.
c) nem por convecção, nem por radiação.
d) por condução, mas ocorreu por convecção e por radiação.
e) por radiação, mas ocorreu por condução e por convecção.

3. (ENEM) Uma garrafa de vidro e uma lata de alumínio, cada uma contendo 330mL de refrigerante, são mantidas em um refrigerador pelo mesmo longo período de tempo. Ao retirá-las do refrigerador com as mãos desprotegidas, tem-se a sensação de que a lata está mais fria que a garrafa. É correto afirmar que:

a) a lata está realmente mais fria, pois a cidade calorífica da garrafa é maior que a da lata.
b) a lata está de fato menos fria que a garrafa, pois o vidro possui condutividade menor que o alumínio.
c) a garrafa e a lata estão à mesma temperatura, possuem a mesma condutividade térmica, e a sensação deve-se à diferença nos calores específicos.
d) a garrafa e a lata estão à mesma temperatura, e a sensação é devida ao fato de a condutividade térmica do alumínio ser maior que a do vidro.
e) a garrafa e a lata estão à mesma temperatura, e a sensação é devida ao fato de a condutividade térmica do vidro ser maior que a do alumínio.

4. (Ufscar) Um grupo de amigos compra barras de gelo para um churrasco, num dia de calor. Como as barras chegam com algumas horas de antecedência, alguém sugere que sejam envolvidas num grosso cobertor para evitar que derretam demais. Essa sugestão

a) é absurda, porque o cobertor vai aquecer o gelo, derretendo-o ainda mais depressa.
b) é absurda, porque o cobertor facilita a troca de calor entre o ambiente e o gelo, fazendo com que ele derreta ainda mais depressa.
c) é inócua, pois o cobertor não fornece nem absorve calor ao gelo, não alterando a rapidez com que o gelo derrete.
d) faz sentido, porque o cobertor facilita a troca de calor entre o ambiente e o gelo, retardando o seu derretimento.
e) faz sentido, porque o cobertor dificulta a troca de calor entre o ambiente e o gelo, retardando o seu derretimento.

5. (Unifesp) Quando se mede a temperatura do corpo humano com um termômetro clínico de mercúrio em vidro, procura-se colocar o bulbo do termômetro em contato direto com regiões mais próximas do interior do corpo e manter o termômetro assim durante algum tempo, antes de fazer a leitura. Esses dois procedimentos são necessários porque

a) o equilíbrio térmico só é possível quando há contato direto entre dois corpos e porque demanda sempre algum tempo para que a troca de calor entre o corpo humano e o termômetro se efetive.
b) é preciso reduzir a interferência da pele, órgão que regula a temperatura interna do corpo, e porque demanda sempre algum tempo para que a troca de calor entre o corpo humano e o termômetro se efetive.
c) o equilíbrio térmico só é possível quando há contato direto entre dois corpos e porque é preciso evitar a interferência do calor específico médio do corpo humano.
d) é preciso reduzir a interferência da pele, órgão que regula a temperatura interna do corpo, e porque o calor específico médio do corpo humano é muito menor que o do mercúrio e do vidro.
e) o equilíbrio térmico só é possível quando há contato direto entre dois corpos e porque é preciso reduzir a interferência da pele, órgão que regula a temperatura interna do corpo.

6. (CPS) Você já pensou em passar a noite em uma geladeira ou dormir sobre uma grande pedra de gelo?

Apesar de essa ideia ser assustadora, já existem hotéis feitos de gelo que são como imensos iglus. O primeiro hotel de gelo do mundo, o Ice, fica na Suécia. Esse hotel possui paredes, camas, mesas e tudo o que existe em um hotel normal, só que de gelo. Não há como não se impressionar.

A inusitada construção é branca, transparente e costuma durar apenas o período do inverno, porque depois o gelo se derrete.

Numa noite, verificou-se que a temperatura externa era muito mais baixa que a temperatura do interior do hotel Ice.

A diferença de temperatura entre o interior do hotel e seu exterior se deve ao fato de o gelo apresentar um valor baixo para

a) o calor específico.
b) a capacidade térmica.
c) o coeficiente de atrito.
d) o coeficiente de dilatação térmica.
e) a constante de condutibilidade térmica.

7. Uma substância possui 400 g de massa e calor específico 0,5 cal/gºC. Determine:

a) a quantidade de calor que o corpo recebida pelo corpo quando sua temperatura variou de 5 ºC para 35 ºC;
b) a quantidade de calor cedida pelo corpo para que sua temperatura diminua de 20 ºC;
c) a capacidade térmica do corpo.

8. (UFJF) Considere uma pessoa que consuma 1200 kcal de energia diariamente e que 80% dessa energia seja transformada em calor. Se esse calor for totalmente transferido para 100 kg de água, qual variação de temperatura ocorreria na água? (1 cal = 4,18 J, calor específico da água = 4,18 kJ/kg.K).

a) 1,0 °C.
b) 9,6 °C.
c) 1,2 °C.
d) 8,0 °C.
e) 10 °C.

9. (UNIFESP) SI (Sistema Internacional de unidades) adota como unidade de calor o joule, pois calor é energia. No entanto, só tem sentido falar em calor como energia em trânsito, ou seja, energia que se transfere de um corpo a outro em decorrência da diferença de temperatura entre eles. Assinale a afirmação em que o conceito de calor está empregado corretamente.

a) A temperatura de um corpo diminui quando ele perde parte do calor que nele estava armazenado.
b) A temperatura de um corpo aumenta quando ele acumula calor.
c) A temperatura de um corpo diminui quando ele cede calor para o meio ambiente.
d) O aumento da temperatura de um corpo é um indicador de que esse corpo armazenou calor.
e) Um corpo só pode atingir o zero absoluto se for esvaziado de todo o calor nele contido.

10. Uma pedra de gelo de 20 g de massa, inicialmente a -10 ºC, recebeu 2 700 cal. Determine a temperatura atingida, sabendo que essa energia foi totalmente aproveitada pelo sistema.

Dados: calor específico sensível do gelo = 0,50 cal/g ºC; calor específico sensível da água = 1,0 cal/g ºC; calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g.

11. (UFF) Um sistema básico de aquecimento de água por energia solar está esquematizado na figura a seguir. A água flui do reservatório térmico para as tubulações de cobre existentes no interior das placas coletoras e, após captar a energia solar, volta ao reservatório pelo outro trecho do encanamento. A caixa de água fria alimenta o reservatório, mantendo-o sempre cheio. Suponha que em um determinado instante o reservatório tenha em seu interior 200 litros de água, em equilíbrio térmico. Dados:

massa específica da água ρ = 1,0 kg / litro
calor específico da água c = 1,0 cal /g °C
1,0 cal = 4,2 J

a) Determine a quantidade de calor absorvida por esse volume de água para que sua temperatura aumente 20° C, supondo que não haja renovação da água do reservatório.

b) Estime o tempo necessário para este aquecimento, em horas. Para isto, considere que a potência solar incidente nas placas coletoras seja de 4,2 kW e que, devido a perdas, apenas 40% dessa potência seja utilizada no aquecimento da água.

12. (UFRJ) Para resfriar um motor de automóvel, faz-se circular água pelo mesmo. A água entra no motor a uma temperatura de 80°C com vazão de 0,4L/s, e sai a uma temperatura de 95°C. A água quente é resfriada a 80°C no radiador, voltando em seguida para o motor através de um circuito fechado.

a) Qual é a potência térmica absorvida pela água ao passar pelo motor? Considere o calor específico da água igual a 4200J/kg°C e sua densidade igual a 1000kg/m3.

b) Quando um “aditivo para radiador” é acrescentado à água, o calor específico da solução aumenta para 5250 J/kg°C, sem mudança na sua densidade. Caso essa solução a 80°C fosse injetada no motor em lugar da água, e absorvesse a mesma potência térmica, qual seria a sua temperatura na saída do motor?

GABARITO

1. C
https://youtu.be/SLZXgcHPMzo

2. A
https://youtu.be/sSeaEK4AnFA

3. D
a href=”https://youtu.be/FbBTMvWul64″>https://youtu.be/FbBTMvWul64

4. E
https://youtu.be/2vAga39HG-g

5. B
https://youtu.be/h2Ms5JwC8LM

6. E
https://youtu.be/UyuvXYWvR7c

7. a) 6.000 cal; b) -4.000 cal; c) 200 cal/gºC
https://youtu.be/bTZDSXl-eaM

8. B
https://youtu.be/l56RChvhtSg

9. C
https://youtu.be/GnMNDLmrR1g

10. 50ºC
https://youtu.be/wYMwYp9j5pw

11. a) = 4.106 cal; b) 2,8 horas
https://youtu.be/Xwc3kyAPb04

12. a) 25.200 W; b) 92 ºC
https://youtu.be/tUbKREZb3Jg