Macete da Lei da Inércia – ENEM e vestibulares

Você conhece a primeira de Newton de cabeça? Provavelmente que sim! Eis a lei:

“Todo corpo permanece em repouso ou em movimento retilíneo uniforme, ao menos que uma força resultante diferente de zero atue sobre o corpo”.

 

A primeira parte da primeira lei é simples de entender; “Todo corpo permanece em repouso…”. Se a resultante das forças sobre o corpo é nula, ele permanece no estado anterior, ou seja, em repouso.

 

Vamos analisar esse exemplo: um bloco está em repouso sobre uma mesa. A Terra puxa o corpo para baixo exercendo sobre ele a força gravitacional (força peso – vertical para baixo). O bloco não cai, pois, a mesa exerce sobre ele uma força de contanto, perpendicular a superfície, denominada normal (força normal – vertical para cima).

Como o bloco não se move na vertical, o valor numérico da força peso e da força normal são iguais (N = P). A resultante das forças é nula.

Agora é que vem a pegadinha: e se o bloco estiver se movendo? Existem duas possibilidades:

 

a) o corpo está acelerando ou desacelerando: suponha que a velocidade do bloco aumenta. Para isso, é necessária uma força resultante diferente de zero para isso.

Essa situação é plenamente compreensível pelo povão. Ora, se um corpo se move, deve existir uma força para isso, não é mesmo?!

b) o corpo se move com velocidade constante: é aqui que entra a pegadinha da primeira lei: “Todo corpo permanece em movimento retilíneo uniforme… ao menos que uma força resultante diferente de zero atue sobre o corpo”.

 

Em uma superfície não lisa, aparece a força de atrito (FAT) entre o chão e o bloco. Se a força (F) que mantem o móvel em movimento for igual a força de atrito, a resultante das forças sobre o bloco é nula e o corpo PERMANECE em movimento retilíneo com VELOCIDADE CONSTANTE.

O GRANDE SEGREDO DA LEI DA INÉRCIA

 

Curioso para saber como resolver qualquer questão da primeira lei sem errar?

 

SE UM CORPO ESTÁ EM MOVIMENTO RETILÍNEO COM VELOCIDADE CONSTANTE, ANALISE O PROBLEMA COMO SE ELE ESTIVESSE EM REPOUSO!

 

Esse é o grande segredo da primeira lei. Um movimento retilíneo com velocidade constante é fisicamente idêntico a um móvel em repouso.

 

Por isso, levou-se mais de 2.000 anos para que um cientista chegasse na lei da inércia. A segunda parte da primeira lei é de difícil compreensão, pois as pessoas associam movimento a uma força resultante.

 

Assista esses três exercícios onde eu aplico esse macete para resolver com facilidade questões da primeira lei com corpos em movimento.

 

Espero que tenha gostado! Tudo é feito com muito amor e carinho para vocês! Bjs no coração!