Fala, guerreiros! Vamos estudar a pressão hidrostática, assunto inicial de Hidrostática (um dos tópicos mais importante da Física!). Vamos, selva!
Depois de estudar as leis de Newton e os corpos em equilíbrio, estudaremos os corpos em equilíbrio nos líquidos (Hidrostática), assunto muito importante no ENEM e nos vestibulares em geral.
1. DENSIDADE E MASSA ESPECÍFICA
Corpos diferentes que ocupam o mesmo volume podem ter pesos diferentes. Uma bola de chumbo pesa mais que uma bolinha de tênis do mesmo tamanho.
A massa específica e a densidade são calculadas aplicando a mesma fórmula: a razão entre a massa e o volume ocupado pelo corpo.
Outra unidade utilizada é o kg/l (quilograma por litro), onde 1 g/cm3 = 1 kg/l. A água possui massa especifica de 1 kg/l. Um litro de água tem massa de 1 kg. Resumindo:
2. O CONCEITO DE PRESSÃO
A pressão é definida como a razão entre a componente da força normal Fn aplicada em uma superfície de área (A). A componente tangencial da força Ft é descartada neste cálculo.
A pressão é uma grandeza escalar e não possui direção e sentido. A unidade no Sistema Internacional de Unidades é o Pascal (Pa).
Existem outras unidades comuns no cotidiano.
- atmosfera (atm) 1 atm = 1.105 Pa
- mmHg ou cmHg 1 atm = 760 mmHg ou 76 cmHg (0ºC; nível do mar)
3. PRESSÃO DE UM LÍQUIDO
Observe na figura abaixo um recipiente contem um líquido de massa especifica μ, altura h e a aceleração da gravidade g.
A pressão exercida pela coluna de um líquido de altura h na base do recipiente vale:
A análise da expressão acima permite concluir que a pressão da coluna de um líquido não depende da área da base do recipiente.