Fala guerreiros! Vamos estudar esse assunto muito importante para a prova de Espcex, a Potência e Energia Elétrica. São questões fáceis e que precisamos dominar, pois é um assunto muito cobrado. Vamos, selva!
-
CORRENTE ELÉTRICA
A corrente elétrica é o movimento ordenado de cargas a partir de uma diferença de potencial entre dois pontos do condutor. Por convenção, a corrente flui do maior para o menor potencial.
1.1 O sentido da corrente
- Sentido convencional: do positivo para o negativo
- Sentido real: do negativo para o positivo
1.2 Intensidade de corrente (i)
O fluxo ordenado na movimentação dos elétrons é chamado de corrente elétrica.
A intensidade de corrente (i) é calculada pela quantidade de carga que atravessa a seção transversal (área) do condutor em um determinado intervalo de tempo, ou seja, diretamente relacionado ao número de elétrons que por ali passaram.
Unidade: ampère (A)
É muito comum o uso do submúltiplo mA (10-3 A).
-
RESISTORES
Os resistores possuem a função de transformar energia elétrica em energia térmica ou limitar a intensidade de corrente elétrica que atravessam determinados circuitos.
No cotidiano, os resistores são usados nos chuveiros elétricos, lâmpadas, secadores de cabelo, forno elétrico e muitos outros. Os resistores possuem uma propriedade chamada resistência elétrica, que é a capacidade que o resistor possui em transformar energia elétrica em térmica (efeito Joule).
-
CIRCUITO SIMPLES
O circuito simples é constituído por um resistor ôhmico, fios ideais (com resistência nula) e um gerador ideal.
- Gerador ideal
- Resistores
Os componentes acima são conectados por fios condutores ideais e formam um circuito simples.
-
A POTÊNCIA ELÉTRICA
A potência elétrica representa a quantidade de energia que um resistor dissipa ou um aparelho elétrico consome em um certo intervalo de tempo. Na Eletrodinâmica, ela é calculada por:
A unidade de potência é o watts (W).
1 W = 1 A.1 V
Em resumo, existem três fórmulas para o cálculo da potência elétrica.
-
ENERGIA ELÉTRICA
A energia elétrica consumida por um aparelho depende de dois fatores: a potência do aparelho e o tempo e que ele permanece ligado.
Nas contas de luz, a unidade de energia é apresentada em kWh (quilowatt-hora). Isso significa que a potência (P) deve estar em kW (1 kW = 1.000 W) e o intervalo de tempo em horas (h).
Podemos relacionar a unidade acima e a do SI (joule):
1kWh = 1kW • 1h = 1000 W • 3600 s 1kWh = 3,6.106 J