Espcex – Resumo de Física – Campo magnético

O campo magnético é um assunto muito importante para a prova da Espcex e geralmente os alunos possuem dificuldade ou não dão tanta importância para esse assunto. Mas, não podemos perder o foco! Vamos, selva!!

1. MAGNETISMO

Em uma experiencia muito famosa, o físico Christian Oersted percebeu que uma corrente elétrica afetava o funcionamento de uma bússola. O movimento da bússola é um fenômeno puramente magnético, porém, a corrente elétrica que percorria um fio próximo a bússola afetava o seu funcionamento.

Image result for experiencia de oersted

Estabelecia-se então, a ligação entre a eletricidade e o magnetismo. Ampére propôs que as correntes elétricas eram a fonte de todos os fenômenos magnéticos. Surgiu então, o eletromagnetismo.

2. POLOS MAGNÉTICOS

Imãs exercem sobre si forças de natureza magnética. As leis que regem essas forças são semelhantes a Lei de DuFay que aprendemos para cargas elétricas.

Os imãs se atraem ou repelem quando aproximados (dependendo das extremidades).

A intensidade da força magnética depende da distância que os separa.

Portanto, o provedor da força magnética são os polos magnéticos. Os imãs possuem sempre um polo norte (N) e um polo sul (S). É impossível um imã possui apenas um polo. Isso é conhecido como princípio da inseparabilidade dos polos.

Image result for inseparabilidade dos polos magnéticos

Os polos de um imã se comportam de forma semelhante as cargas elétricas. Cargas de mesmo sinal se repelem; cargas com sinais contrários se atraem. Polos iguais se repelem e polos diferentes se atraem.

Image result for polos magnéticos atração e repulsão

3. CAMPOS MAGNÉTICOS

Já aprendemos que campo gera força. Um campo é gerado por um “personagem”. Uma massa gera um campo gravitacional; uma carga gera um campo elétrico e uma carga em movimento gera um campo magnético.

Personagem Campo Força
Massa Gravitacional (g) Gravitacional
Carga elétrica Elétrico (E) Elétrica
Carga elétrica em movimento Magnético (B) Magnética

O campo magnético também pode ser definido como a região próxima a um ímã que influencia outros ímãs ou materiais ferromagnéticos e paramagnéticos, como cobalto e ferro. As linhas que representam o campo magnético são denominadas linhas de indução e são representadas de acordo com a figura abaixo.

Image result for linhas de indução ima

 

As linhas de indução saem do polo norte e chegam ao polo sul. O campo magnético é representado por um vetor denominado vetor indução magnética (), ou simplesmente, vetor campo magnético (). O vetor campo magnético (B) é sempre tangente as linhas de campo.

Image result for vetor magnetico tangente

 

3.1 Bússola

A bussola é formada por uma agulha que se orienta dentro do campo magnético terrestre. Materiais imantados adquirem a mesma direção do vetor indução e o polo norte apontando no mesmo sentido do vetor.

Image result for bussola fisica

A figura abaixo mostra um imã em forma de U. Repare que no interior do imã, as linhas de campo se distribuem praticamente paralelas, ou seja, consideramos esse campo magnético uniforme.

Image result for campo magnetico uniforme

A unidade do campo magnético (B) no Sistema Internacional é o tesla (T).

4. CAMPO MAGNÉTICO TERRESTRE

A Terra se comporta como um imã gigante. O polo norte magnético da Terra se situa aproximadamente no polo sul geográfico terrestre. O polo sul magnético da Terra se situa aproximadamente no polo norte geográfico terrestre.

O norte da agulha de uma bússola será atraído pelo sul magnético da Terra. Por isso, a agulha de uma bússola sempre aponta para o norte geográfico.

Image result for campo magnetico terrestre