O campo magnético é um assunto muito importante para a prova da Espcex e geralmente os alunos possuem dificuldade ou não dão tanta importância para esse assunto. Mas, não podemos perder o foco! Vamos, selva!!
1. MAGNETISMO
Em uma experiencia muito famosa, o físico Christian Oersted percebeu que uma corrente elétrica afetava o funcionamento de uma bússola. O movimento da bússola é um fenômeno puramente magnético, porém, a corrente elétrica que percorria um fio próximo a bússola afetava o seu funcionamento.
Estabelecia-se então, a ligação entre a eletricidade e o magnetismo. Ampére propôs que as correntes elétricas eram a fonte de todos os fenômenos magnéticos. Surgiu então, o eletromagnetismo.
2. POLOS MAGNÉTICOS
Imãs exercem sobre si forças de natureza magnética. As leis que regem essas forças são semelhantes a Lei de DuFay que aprendemos para cargas elétricas.
Os imãs se atraem ou repelem quando aproximados (dependendo das extremidades).
A intensidade da força magnética depende da distância que os separa.
Portanto, o provedor da força magnética são os polos magnéticos. Os imãs possuem sempre um polo norte (N) e um polo sul (S). É impossível um imã possui apenas um polo. Isso é conhecido como princípio da inseparabilidade dos polos.
Os polos de um imã se comportam de forma semelhante as cargas elétricas. Cargas de mesmo sinal se repelem; cargas com sinais contrários se atraem. Polos iguais se repelem e polos diferentes se atraem.
3. CAMPOS MAGNÉTICOS
Já aprendemos que campo gera força. Um campo é gerado por um “personagem”. Uma massa gera um campo gravitacional; uma carga gera um campo elétrico e uma carga em movimento gera um campo magnético.
Personagem | Campo | Força |
Massa | Gravitacional (g) | Gravitacional |
Carga elétrica | Elétrico (E) | Elétrica |
Carga elétrica em movimento | Magnético (B) | Magnética |
O campo magnético também pode ser definido como a região próxima a um ímã que influencia outros ímãs ou materiais ferromagnéticos e paramagnéticos, como cobalto e ferro. As linhas que representam o campo magnético são denominadas linhas de indução e são representadas de acordo com a figura abaixo.
As linhas de indução saem do polo norte e chegam ao polo sul. O campo magnético é representado por um vetor denominado vetor indução magnética (), ou simplesmente, vetor campo magnético (). O vetor campo magnético (B) é sempre tangente as linhas de campo.
3.1 Bússola
A bussola é formada por uma agulha que se orienta dentro do campo magnético terrestre. Materiais imantados adquirem a mesma direção do vetor indução e o polo norte apontando no mesmo sentido do vetor.
A figura abaixo mostra um imã em forma de U. Repare que no interior do imã, as linhas de campo se distribuem praticamente paralelas, ou seja, consideramos esse campo magnético uniforme.
A unidade do campo magnético (B) no Sistema Internacional é o tesla (T).
4. CAMPO MAGNÉTICO TERRESTRE
A Terra se comporta como um imã gigante. O polo norte magnético da Terra se situa aproximadamente no polo sul geográfico terrestre. O polo sul magnético da Terra se situa aproximadamente no polo norte geográfico terrestre.
O norte da agulha de uma bússola será atraído pelo sul magnético da Terra. Por isso, a agulha de uma bússola sempre aponta para o norte geográfico.