1. POSIÇÃO, DESLOCAMENTO E DISTÂNCIA PERCORRIDA
Para estudar o movimento, é necessário conhecer a posição do móvel nos instantes inicial (s0) e final (s). Observe a figura abaixo.
Primeiramente define-se o ponto zero, chamado origem dos espaços. No início do movimento, o carro se encontra na posição -20 km do eixo, ou seja, a 20 km de distância da origem.
Existe uma diferença entre a distância percorrida e o deslocamento do móvel. Vamos analisar um exemplo para ilustrar essa diferença. Suponha que uma pessoa faça uma viagem de automóvel do Rio de Janeiro para São Paulo (430 km). A distância percorrida na viagem de ida (430 km) e da volta (430 km) é de 860 km.
Porém, o deslocamento é zero! O deslocamento leva em consideração a posição inicial (s0) e final (s) de um corpo e pode ser calculado pela expressão abaixo.
\(\Delta s = s – {s_0}\)
Repare que o deslocamento não leva em consideração o caminho percorrido pelo corpo.
2. VELOCIDADE MÉDIA
A velocidade escalar média mede a rapidez com que um corpo se desloca. Vamos entender as dependências dessa grandeza.
2.1. Velocidade e intervalo de tempo
Considere a corrida de 100 metros rasos no atletismo. O vencedor percorre a mesma distância que os outros, porém em um tempo menor. Ele só consegue vencer, pois a sua velocidade é a maior entre os outros candidatos.
A velocidade escalar média de um corpo é a razão entre o deslocamento escalar e o intervalo de tempo gasto nesse deslocamento.
\( v =\frac{\Delta s}{\Delta t}\)
A unidade no SI é m/s. No cotidiano, é comum o uso da unidade km/h. A transformação entre as duas unidades acima ocorre pela regra a seguir.
3. VELOCIDADE ESCALAR INSTANTÂNEA
No dia a dia, é comum olharmos para o velocímetro de um carro em um determinado instante para conhecer a sua velocidade, conhecida como velocidade instantânea. Para calcular a velocidade instantânea, é necessária uma ferramenta matemática chamada Cálculo, que não é o nosso objetivo neste curso.