1. INTRODUÇÃO
A lei da inércia afirma que se a resultante das forças que atuam sobre um corpo for nula, ele permanece no seu estado inicial: repouso ou movimento retilíneo com velocidade constante.
2. A FORÇA CENTRÍPETA (\(\overrightarrow {{F_{cp}}} \))
Mas, e para realizar uma curva? Para isso, é necessário surgir uma força resultante que aponte para o centro da curva. Essa força é conhecida como força centrípeta.
A força centrípeta depende de três fatores: da massa (m) do corpo, da sua velocidade (v) e do raio da trajetória (R).
- Massa: é mais difícil um caminhão fazer uma curva do que um carro. A força centrípeta é diretamente proporcional a massa do corpo.
- Velocidade: mais difícil se torna fazer uma curva quanto maior a velocidade. Por isso, a força centrípeta é diretamente proporcional a velocidade do corpo.
- Raio: é mais difícil um corpo fazer uma curva fechada. O raio da curva e a força centrípeta são grandezas inversamente proporcionais.
Todas essas dependências são resumidas na expressão abaixo.
\({F_{CP}} = \frac{{m{v^2}}}{R}\)
3. A FORÇA TANGENCIAL (\(\overrightarrow {{F_T}} \))
Esta força é responsável por alterar o valor numérico (módulo) da velocidade em uma curva, ou seja, acelerar ou frear um corpo neste movimento. A força tangencial é sempre tangente a trajetória e perpendicular a força centrípeta.
\(\vec F = m\vec a\)
\(\overrightarrow {{F_T}} = m\overrightarrow {{a_T}} \)
A força resultante é o somatório vetorial dessas duas forças.
\(\overrightarrow {{F_R}} = \;\overrightarrow {{F_{CP}}} + \overrightarrow {{F_T}} \)
\(F_R^2 = F_{CP}^2 + F_T^2\)
4. EXEMPLOS
Vamos estudar alguns exemplos especiais.
- CARRO EM UMA PISTA HORIZONTAL
A tendência é um carro ser jogado para fora da curva. A força de atrito estático entre o pneu e o solo aponta para o centro da curva e é a própria força centrípeta necessária para manter um carro na curva.
\({F_{CP}} = {F_{AT}}\)
\({F_{CP}} = \frac{{m{v^2}}}{R}\)
\({F_{AT}} = \frac{{m{v^2}}}{R}\)
- GLOBO DA MORTE
O ponto A é o mais seguro da trajetória. As forças que atuam sobre a moto são: o peso (vertical para baixo) e a normal (vertical para cima).
A força centrípeta é o somatório vetorial dessas duas forças. O sinal da força peso é negativo pois aponta no sentido contrário ao centro da curva.
\(\overrightarrow {{F_{CP}}} = \vec N + \vec P\)
\({F_{CP}} = N – P\)
\({F_{CP}} = \frac{{m{v^2}}}{R}\)
\(N – P = \frac{{m{v^2}}}{R}\)
O ponto C é o ponto crítico do movimento. As forças que atuam sobre a moto são: o peso e a normal (ambas, vertical para baixo).
A força centrípeta é o somatório vetorial dessas duas forças.
\(\overrightarrow {{F_{CP}}} = \vec N + \vec P\)
\({F_{CP}} = P + N\)
\({F_{CP}} = \frac{{m{v^2}}}{R}\)
\(P + N = \frac{{m{v^2}}}{R}\)
Quando a normal for nula, não há mais contato entre o globo e o solo, portanto, a moto cai.