Resumo – As leis de Newton

1. PRIMEIRA LEI DE NEWTON – LEI DA INÉRCIA

A primeira lei de Newton ou Lei da inércia é definida a seguir:

“Todo corpo permanece em repouso ou em movimento retilíneo uniforme se a resultante das forças sobre o corpo for nula, ao menos que uma força altere seu estado”.

A primeira parte desta lei é de fácil compreensão. Se um corpo está parado, ele continuará parado até que uma força resultante diferente de zero atue sobre ele.

A segunda parte é que as pessoas têm dificuldade na compreensão. Não é à toa que levou mais de 2.000 anos para que um cientista elaborasse corretamente o conceito de inércia.

A inércia é uma propriedade que todos os corpos de manterem o seu estado: repouso ou movimento retilíneo uniforme.

Portanto, o repouso e o movimento retilíneo com velocidade constante são iguais!

Vejamos alguns exemplos do cotidiano:

  • Um ônibus freia bruscamente: o ônibus diminui a velocidade na freada, mas o seu corpo (por inércia) mantem o movimento retilíneo com a velocidade que estava (a mesma do ônibus antes da freada!). Por isso, o seu corpo continua indo pra frente.
http://www.mundovestibular.com.br/content_images/1/fisica/Inercia/freiada_do_onibus.jpg
  • Um carro arranca em alta velocidade: o carro muda a sua velocidade, mas, por inércia, o seu corpo permanece no estado anterior (repouso). Por isso, parece que as nossas costas grudam no assento.
  • Um carro de Fórmula 1 “passa reto”: é muito comum nas corridas de automóveis, um carro não conseguir realizar uma curva. O carro (por inércia) mantem o movimento reto com velocidade constante.
https://picofisicos.wikispaces.com/file/view/primeira-lei-de-newton4.jpg/208953118/primeira-lei-de-newton4.jpg
  • Uma bola de futebol no espaço: se uma bola de futebol for chutada no espaço, ela sai do pé do jogador com uma determinada velocidade. Por inércia, mantem essa velocidade para sempre (lembre-se que no espaço, longe dos planetas e estrelas, nenhuma força atua sobre a bola).

2. SEGUNDA LEI DE NEWTON

De acordo com a primeira lei de Newton, para alterar o estado de um corpo (repouso, velocidade nula ou movimento retilíneo, velocidade constante).

Portanto, ao aplicar uma força resultante diferente de zero sobre um corpo de massa (m), uma aceleração (a) aparece sobre o corpo e a sua velocidade muda.

\(\vec F = m\vec a\)

A unidade de força é Newton (N).

\(1\;N = 1\;kg\frac{m}{{{s^2}}}\)

3. TERCEIRA LEI DE NEWTON – A LEI DA AÇÃO E REAÇÃO

A terceira lei de Newton pode ser resumida da seguinte forma:

“Quando dois corpos interagem, para toda a força (ação) aplicada por um corpo sobre o outro, receberá deste uma força (reação) de mesmo módulo, direção e sentido contrário”.

Um par ação e reação nunca atua no mesmo corpo.

Isso explica inúmeras situações no cotidiano:

  • Um soco forte na parede doi mais que um soco fraco: quando aplicamos a força na parede, ela devolve a força sobre a nossa mão. Essa força tem a mesma intensidade, a mesma direção, porém sentido contrário.
  • Ao nadar, a pessoa empurra a água para trás com os seus braços e exerce uma força sobre a água. A água devolve a mesma força sobre o corpo da pessoa, porém no sentido contrário (a pessoa vai pra frente).
  • Quando uma espaçonave decola, ela expele uma grande quantidade de gás para baixo e o gás expelido empurra a espaçonave para cima.