Olá meus queridos! Segue uma lista especial de Movimento circular
Videoaulas de Teoria e Exercícios
1. (Uerj 2012) Uma pequena pedra amarrada a uma das extremidades de um fio inextensível de 1 m de comprimento, preso a um galho de árvore pela outra extremidade, oscila sob ação do vento entre dois pontos equidistantes e próximos à vertical. Durante 10 s, observou-se que a pedra foi de um extremo ao outro, retornando ao ponto de partida, 20 vezes.
Calcule a frequência de oscilação desse pêndulo.
2. (Cesgranrio) O deslocamento angular de um ponto do equador terrestre em 1 dia é, para uma circunferência de raio R, de:
a) 2 π R
b) 180°
c) 3 π /2 rad
d) 2 π rad
e) 24 h
3. (Ufg 2010) A Lua sempre apresenta a mesma face quando observada de um ponto qualquer da superfície da Terra. Esse fato, conhecido como acoplamento de maré, ocorre porque
a) a Lua tem período de rotação igual ao seu período de revolução.
b) a Lua não tem movimento de rotação em torno do seu eixo.
c) o período de rotação da Lua é igual ao período de rotação da Terra.
d) o período de revolução da Lua é igual ao período de rotação da Terra.
e) o período de revolução da Lua é igual ao período de revolução da Terra.
4. (Ufrgs 2010) Levando-se em conta unicamente o movimento de rotação da Terra em torno de seu eixo imaginário, qual é aproximadamente a velocidade tangencial de um ponto na superfície da Terra, localizado sobre o equador terrestre? (Considere =3,14; raio da Terra RT = 6.000 km.)
a) 440 km/h.
b) 800 km/h.
c) 880 km/h.
d) 1.600 km/h.
e) 3.200 km/h.
5. (Ufmg) A figura a seguir representa três bolas, A, B e C, que estão presas entre si por cordas de 1,0 m de comprimento cada uma. As bolas giram com movimento circular uniforme, sobre um plano horizontal sem atrito, mantendo as cordas esticadas. A massa de cada bola é igual a 0,5 kg, e a velocidade da bola C é de 9,0 m/s.
A alternativa que indica como se relacionam as velocidades tangenciais vA, vB e vC das bolas A, B e C e seus respectivos períodos TA, TB e TC é
a) vA < vB < vC ; TA = TB = TC .
b) vA = vB = vC ; TA = TB= TC .
c) vA > vB > vC ; TA = TB = TC .
d) vA = vB = vC ; TA > TB > TC .
e) vA = vB = vC ; TA < TB < TC .
6. (Pucrj 2000) Um disco está girando com uma rotação constante em torno de um eixo vertical que passa pelo seu centro. Um certo ponto Q está duas vezes mais afastado deste centro do que um outro ponto P. A velocidade angular de Q, num certo instante, é:
a) a mesma que a de P.
b) duas vezes maior que a de P.
c) metade da de P.
d) quatro vezes maior que a de P.
e) um quarto da de P.
7. (Pucmg 1999) Na figura, 1, 2 e 3 são partículas de massa m. A partícula 1 está presa ao ponto O pelo fio a. As partículas 2 e 3 estão presas, respectivamente, à partícula 1 e à partícula 2, pelos fios b e c. Todos os fios são inextensíveis e de massa desprezível. Cada partícula realiza um movimento circular uniforme com centro em O.
Sobre as frequências angulares ω e as velocidades lineares v para cada partícula, é CORRETO dizer que:
a) ω1 < ω2 < ω3 e v1 = v2 = v3
b) ω1 > ω2 > ω3 e v1 = v2 = v3
c) ω1 < ω2 < ω3 e v1 < v2 < v3
d) ω1 = ω2 = ω3 e v1 > v2 > v3
e) ω1 = ω2 = ω3 e v1 < v2 < v3
GABARITO
1. 2 Hz
2. D
3. A
4. D
5. A
6. A
7. E