Olá meus queridos! Segue uma lista especial de Campo elétrico uniforme
1) Para proteção contra danos oriundos de raios, as construções dispõem, principalmente, de dois sistemas. Um deles, instalado em uma residência A, é constituído, principalmente, de uma longa haste, chamada de captor, montada sobre um mastro, cuja altura deve ser calculada conforme as dimensões da edificação. O outro sistema, instalado na residência B, é constituído por um conjunto de captores interligados por condutores, que criam uma espécie de malha de captação, envolvendo a residência.
Sobre esses dois sistemas de proteção e o princípio físico nos quais se pautam,
a) na residência A, emprega-se para-raios no método Gaiola de Faraday, que tem como princípio físico a diferença de potencial; na residência B, emprega-se o método Franklin, com uso de um para-raio, que tem como princípio físico o poder das pontas.
b) na residência A, empregam-se para-raios no método Gaiola de Faraday, que tem como princípio físico a blindagem eletrostática; na residência B, emprega-se o método Franklin, com uso de um para-raio, que tem como princípio físico o poder das pontas.
c) na residência A, emprega-se o método Franklin, com uso de um para-raio, que tem como princípio físico a capacitância; na residência B, também se empregam para-raios, mas o método é o da Gaiola de Faraday, que tem como princípio físico a diferença de potencial.
d) na residência A, emprega-se o Método Franklin, com uso de um para-raio, que tem como princípio físico o poder das pontas; na residência B, também se empregam para-raios, mas o método é o da Gaiola de Faraday, que tem como princípio físico a blindagem eletrostática.
2) Leia o texto a seguir.
“Suponha inicialmente o espaço vazio, livre de qualquer influência elétrica. Se transportarmos uma carga elétrica para uma região desse espaço, cada ponto do mesmo adquirirá propriedades que antes não tinha (é como se o espaço deixasse de ser ‘neutro’). Dizemos então que a carga perturbou o espaço a sua volta, e a essa perturbação, a estas novas propriedades associadas a cada ponto do espaço, a esta ‘atmosfera elétrica’ existente em torno da carga, chamamos campo elétrico.
Note que a partícula carregada cria um campo em torno de si, independente de existirem (ou não) outras cargas por perto que possam ‘sentir’ esse campo. Para verificar a ação do campo, precisamos, entretanto, de outra carga. Ao exercer a ação em outra carga, o campo desempenha o papel de transmissor da interação entre elas. Em Física, um campo só é definido quando se pode atribuir um valor numérico à sua intensidade em cada ponto.”
ROCHA, J. F. M. Origem e evolução do eletromagnetismo.
In: _____. (Org.). Origens e Evolução das Ideias da Física.
Salvador: EDUFBA, 2002. p. 250.
Com base nesse texto de Rocha,
a) o valor numérico da intensidade do campo elétrico nas vizinhanças de uma carga puntiforme é diretamente proporcional à magnitude da carga e à distância entre o ponto e a carga.
b) o conceito de campo elétrico foi introduzido por Michael Faraday em substituição ao conceito de ação à distância que prevalecia na eletricidade, no magnetismo e na gravitação.
c) ao colocarmos uma carga negativa em um campo elétrico, sobre ela será exercida uma força no mesmo sentido do campo.
d) a intensidade do campo elétrico gerado por uma carga puntiforme a uma distância de 2 m é 6 vezes maior do que a intensidade a uma distância de 4 m.
e) as linhas de campo elétrico são originadas nas partículas com carga positiva e terminam nas partículas de carga neutra.
3. (Ufsm 2011) A luz é uma onda eletromagnética, isto é, a propagação de uma perturbação dos campos elétrico e magnético locais.
Analise as afirmações a seguir, que estão relacionadas com as propriedades do campo elétrico.
I. O vetor campo elétrico é tangente às linhas de força.
II. Um campo elétrico uniforme se caracteriza por ter as linhas de força paralelas e igualmente espaçadas.
III. O número de linhas de força por unidade de volume de um campo elétrico é proporcional à quantidade de cargas do corpo.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas I e II.
d) apenas III.
e) I, II e III.
4. (Ufv 2010) A figura a seguir mostra uma visão lateral de duas placas finas não condutoras, paralelas e infinitas, separadas por uma distância d.
As duas placas possuem densidades uniformes de cargas, iguais em módulo e de sinais contrários. Sendo E o módulo do campo elétrico devido a somente uma das placas, então os módulos do campo elétrico acima, entre e abaixo das duas placas, são, respectivamente:
a) E, 2E, E
b) 2E, 0, 2E
c) 0, 2E, 0
d) 2E, 2E, 2E
5. (Upe 2010) Um próton se desloca horizontalmente, da esquerda para a direita, a uma velocidade de 4 . 105 m/s. O módulo do campo elétrico mais fraco capaz de trazer o próton uniformemente para o repouso, após percorrer uma distância de 3 cm, vale em N/C:
Dados: massa do próton = 1,8 . 10-27 kg, carga do próton = 1,6 . 10-19 C
a) 4 . 103
b) 3 . 105
c) 6 . 104
d) 3 . 104
e) 7 . 103
GABARITO
1. D
2. B
3. C
4. C
5. D