Olá meus queridos! Segue uma lista especial de Leis de Newton
Videoaulas de teoria e exercícios de Leis de Newton
1. Não é necessária a existência de uma força resultante atuando:
a) quando se passa do estado de repouso ao de movimento uniforme.
b) para se manter um objeto em MRU.
c) para manter um corpo em movimento circular e uniforme.
d) para mudar a direção de um objeto.
2. Ao fazer uma curva fechada em alta velocidade, a porta do automóvel abriu-se, o passageiro que não usava cinto de segurança foi lançado para fora. O fato de relaciona com:
a) a atração que a Terra exerce sobre os corpos.
b) a inércia que os corpos possuem.
c) o Princípio da Ação e Reação
d) o fato de um corpo resistir a uma força.
3. Quando a bola desce, o jogador “dá um tapa” na bola e a mesma viaja, caindo do outro lado da quadra. Porque após o “tapa”, a bola continua se movendo se não há mais contato entre a mão do jogador e a bola?
a) A força inicial do “tapa” faz com que a bola continue se movendo até o outro lado da quadra.
b) A bola empurra o ar que está a sua frente. Este ar deslocado move-se para trás da bola, empurrando a mesma para frente.
c) Não existe força empurrando a bola. Ela continua seu movimento, porque é o seu estado natural manter a velocidade inicial adquirida após o tapa.
d) A força inicial do “tapa” e a força da gravidade ajudam no movimento da bola até o outro lado da quadra.
4. (UECE) Duas únicas forças, uma de 3 N e outra de 4 N, atuam sobre uma massa puntiforme. Sobre o módulo da força resultante sobre essa massa, é correto afirmar-se que
a) é o menor possível se os dois vetores força forem perpendiculares entre si.
b) é o maior possível se os dois vetores força tiverem mesma direção e mesmo sentido.
c) é o maior possível se os dois vetores força tiverem mesma direção e sentidos contrários.
d) é o menor possível se os dois vetores força tiverem mesma direção e mesmo sentido.
5. (G1 – cftmg 2013)
Ao analisar a situação representada na tirinha acima, quando o motorista freia subitamente, o passageiro
a) mantém-se em repouso e o para-brisa colide contra ele.
b) tende a continuar em movimento e colide contra o para-brisa.
c) é empurrado para frente pela inércia e colide contra o para-brisa.
d) permanece junto ao banco do veículo, por inércia, e o para-brisa colide contra ele.
6. (Ufsm 2013) O uso de hélices para propulsão de aviões ainda é muito frequente. Quando em movimento, essas hélices empurram o ar para trás; por isso, o avião se move para frente. Esse fenômeno é explicado pelo(a)
a) 1ª lei de Newton.
b) 2ª lei de Newton.
c) 3ª lei de Newton.
d) princípio de conservação de energia.
e) princípio da relatividade do movimento.
7. (PUC-RS) No estudo das leis do movimento, ao tentar identificar pares de forças de ação-reação, são feitas as seguintes afirmações:
I. Ação: A Terra atrai a Lua.
Reação: A Lua atrai a Terra.
II. Ação: O pulso do boxeador golpeia o adversário.
Reação: O adversário cai.
III. Ação: O pé chuta a bola.
Reação: A bola adquire velocidade.
IV. Ação: Sentados numa cadeira, empurramos o acento para baixo.
Reação: O acento nos empurra para cima.
O princípio da ação-reação é corretamente aplicado:
a) Somente na afirmativa I.
b) Somente na afirmativa II.
c) Somente nas afirmativas I, II e III.
d) Somente nas afirmativas I e IV.
e) Nas afirmativas I, II, III e IV.
8. (UFES) Um carro freia bruscamente e o passageiro bate com a cabeça no vidro pára-brisa. Três pessoas dão as seguintes explicações para o fato:
1º – o carro foi freado, mas o passageiro continuou em movimento.
2º – o banco do carro impulsionou a pessoa para frente no instante do freio.
3º – o passageiro só continuou em movimento porque a velocidade era alta e o carro freiou bruscamente.
Podemos concordar com:
a) a 1ª e a 2ª pessoa.
b) apenas a 1ª pessoa.
c) a 1ª e a 3ª pessoa.
d) apenas a 2ª pessoa.
e) as três pessoas.
9. (PUC-RJ) Uma locomotiva puxa uma série de vagões, a partir do repouso. Qual é a análise correta da situação?
a) A locomotiva pode mover o trem somente se for mais pesada do que os vagões.
b) A força que a locomotiva exerce nos vagões é tão intensa quanto a que os vagões exercem na locomotiva; no entanto, a força de atrito na locomotiva é grande e é para frente, enquanto que a que ocorre nos vagões é pequena e para trás.
c) O trem se move porque a locomotiva dá um rápido puxão nos vagões, e, momentaneamente, esta força é maior do que a que os vagões exercem na locomotiva.
d) O trem se move para frente porque a locomotiva puxa os vagões para frente com uma força maior do que a força com a qual os vagões puxam a locomotiva para trás.
e) Porque a ação é sempre igual à reação, a locomotiva não consegue puxar os vagões.
GABARITO
1. B
2. B
3. C
4. C
5. B
6. C
7. D
8. B
9. B