Lista com gabarito em vídeo

Querido, segue uma lista desse assunto. O gabarito encontra-se no fim do texto, além dos links com as resoluções que eu mesmo fiz em vídeo para vocês!

1. Um pincel cilíndrico de luz monocromática propaga-se num bloco sólido transparente e incide na fronteira plana entre o bloco e o ar, sob ângulo de incidência igual a 30º.

Sabendo que o índice de refração do bloco para a radiação considerada vale raiz de 3, determine:


a) o ângulo de refração;
b) o desvio experimentado pela luz, ao se refratar;
c) a representação esquemática dos raios incidente, refletido e refratado.

2. Na figura seguinte, representa-se um pincel cilíndrico de luz monocromática que, propagando-se num meio 1, incide na fronteira separadora deste com um meio 2. Uma parcela da luz incidente é refletida, retornando ao meio 1, enquanto a outra é refratada, passando para o meio 2.

Sabendo que os pincéis refletido e refratado são perpendiculares entre si, obtenha:

a) os ângulos de reflexão e de refração;
b) o índice de refração do meio 2 em relação meio 1.

3. (UFF) Uma onda luminosa, propagando-se na direção indicada na figura, incide na superfície de separação de dois meios homogêneos e isótopos, I e II.

Sabe-se que a velocidade de propagação da onda no meio II é menor do que no meio I.

Na figura acima, o segmento orientado que melhor representa a direção de propagação da onda no meio II é o indicado por:

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

4. (UFRJ) Um raio de luz monocromática, propagando-se no ar, incide sobre a face esférica de um hemisfério maciço de raio R e emerge perpendicularmente à face plana, a uma distância R/2 do eixo ótico, como mostra a figura. O índice de refração do material do hemisfério, para esse raio de luz é n = raiz de 2.

Calcule o desvio angular sofrido pelo raio ao atravessar o hemisfério.

5. No esquema abaixo, temos uma fonte luminosa F no ar, defronte a um bloco de vidro, após o qual se localiza um detetor D. Observe as distâncias e dimensões indicadas no desenho:

São dados índice de refração do ar = 1,0; índice de refração do vidro em relação ao ar = 1,5; velocidade da luz no ar = 300 000 km/s. Qual o intervalo de tempo para a luz propagar-se de F a D?

6. (UFF) Sejam n1 e n2 os índices de refração do vidro e, v1 e v2 as velocidades de propagação no vidro, respectivamente, para o raio de luz que sofre o maior desvio (cor 1 na figura) e para o que sofre o menor desvio (cor 2 na figura).

É correto afirmar que:

a) n1 < n2 e v1 < v2
b) n1 < n2 e v1 > v2
c) n1 = n2 e v1 = v2
d) n1 > n2 e v1 < v2
e) n1 > n2 e v1 > v2

GABARITO

1. a) 60º; b) 30º

2. a) 30º; b) raiz de 3

3. B

4. 15

5. 2,5.10-8

6. D