Lista de exercícios com gabarito em vídeo
Querido, segue uma lista desse assunto. O gabarito encontra-se no fim do texto, além dos links com as resoluções que eu mesmo fiz em vídeo para vocês!
1. (G1) Em novembro de 2005, o brasileiro Alexandre Ribeiro venceu o Campeonato Mundial de Ultraman, disputado na ilha de Kailua-Kona, no Havaí. A prova foi composta por 10 km de natação, 421 km de ciclismo e 84 km de corrida. O tempo de Alexandre foi, aproximadamente, de 3 horas na natação, 14 horas no ciclismo e 7 horas na corrida, portanto a velocidade média aproximada do brasileiro no campeonato foi, em km/h,
a) 25.
b) 23.
c) 21.
d) 19.
e) 17.
2. (UNESP) Nos últimos meses assistimos aos danos causados por terremotos. O epicentro de um terremoto é fonte de ondas mecânicas tridimensionais que se propagam sob a superfície terrestre. Essas ondas são de dois tipos: longitudinais e transversais. As ondas longitudinais viajam mais rápido que as transversais e, por atingirem as estações sismográficas primeiro, são também chamadas de ondas primárias (ondas P); as transversais são chamadas de ondas secundárias (ondas S). A distância entre a estação sismográfica e o epicentro do terremoto pode ser determinada pelo registro, no sismógrafo, do intervalo de tempo decorrido entre a chegada da onda P e a chegada da onda S.
Considere uma situação hipotética, extremamente simplificada, na qual, do epicentro de um terremoto na Terra são enviadas duas ondas, uma transversal que viaja com uma velocidade de, aproximadamente 4,0 km/s, e outra longitudinal, que viaja a uma velocidade de, aproximadamente 6,0 km/s. Supondo que a estação sismográfica mais próxima do epicentro esteja situada a 1200 km deste, qual a diferença de tempo transcorrido entre a chegada das duas ondas no sismógrafo?
a) 600 s.
b) 400 s.
c) 300 s.
d) 100 s.
e) 50 s.
3. Os aviões da ponte aérea Rio – São Paulo percorrem a distância entre as cidades, de 400 km, em 40 minutos. A velocidade média destes aviões neste trajeto é de:
a) 1600 Km/h
b) 400 Km/h
c) 40 Km/h
d) 600 Km/h
4. (Unicamp-SP) A figura abaixo mostra o esquema simplificado de um dispositivo colocado em uma rua para controle de velocidade de automóveis (dispositivo popularmente chamado de “radar”.
Os sensores S(1) e S(2) e a câmera estão ligadas a um computador. Os sensores enviam um sinal ao computador sempre que são pressionados pela roda de um veículo. Se a velocidade do veículo está acima da permitida, o computador envia um sinal para que a câmera fotografe sua placa traseira no momento em que ela estiver sobre a linha tracejada. Para um certo veículo, o sinal dos sensores foram os seguintes:
A velocidade do veículo em km/h, e a distância entre os eixos do veículo em m, valem, respectivamente:
a) 144 e 5
b) 72 e 5
c) 144 e 3
d) 72 e 3
e) 144 e 2
5. (PUC-SP) Um móvel percorre um segmento A → B de uma trajetória, com velocidade escalar constante e igual a v.
Em seguida, retorna pelo mesmo trecho (sentido B → A) com velocidade escalar constante é igual a 2v. Assim, a velocidade escalar media, considerando a ida e o retorno, é igual a
a) (3/2)v b) (3/4)v c) (4/3)v d) (2/3)v e) 3v
6. A tabela registra dados da posição x em função do tempo t, referentes ao movimento retilíneo uniforme de um móvel.
Para esse corpo determine:
a) a posição inicial;
b) a velocidade do móvel;
c) o tipo de movimento (progressivo ou retrógrado);
d) A função horária de posição.
7. A figura a seguir mostra as posições de dois automóveis (I e II) no instante t = 0.
Nesse instante as velocidades escalares de I e II têm módulos respectivamente iguais a 60 km/h e 90 km/h. Supondo que os veículos se movam com velocidades escalares constantes, determine:
a) o instante em que se cruzarão.
b) a posição em que ocorrerá o cruzamento.
8. (Mackenzie) Uma partícula descreve um movimento retilíneo uniforme, segundo um referencial inercial. A equação horária da posição, com dados no SI, é x = – 2 + 5t. Neste caso podemos afirmar que a velocidade escalar da partícula é:
a) – 2 m/s e o movimento é retrógrado.
b) – 2 m/s e o movimento é progressivo.
c) 5 m/s e o movimento é progressivo
d) 5 m/s e o movimento é retrógrado.
e) – 2,5 m/s e o movimento é retrógrado.
9. (PUC – PR) Dois motociclistas, A e B, percorrem uma pista retilínea com velocidades constantes VA = 15 m/s e VB = 10 m/s. No início da contagem dos tempos suas posições são XA = 20m e XB = 300m. O tempo decorrido em que o motociclista A ultrapassa e fica a 100m do motociclista B é:
a) 56 s
b) 86 s
c) 76 s
d) 36 s
e) 66 s
10. (Fuvest) Dois carros, A e B, movem-se no mesmo sentido, em uma estrada reta, com velocidades constantes VA = 100 km/h e VB = 80 km/h, respectivamente.
a) Qual é, em módulo, a velocidade do carro B em relação a um observador no carro A?
b) Em um dado instante, o carro B está 600 m à frente do carro A. Quanto tempo, em horas, decorre até que A alcance B?
11. (UERJ) Um foguete persegue um avião, ambos com velocidades constantes e mesma direção. Enquanto o foguete percorre 4,0 km, o avião percorre apenas 1,0 km. Admita que, em um instante t1, a distância entre eles é de 4,0 km e que, no instante t2, o foguete alcança o avião. No intervalo de tempo t2 – t1, a distância percorrida pelo foguete, em quilômetros, corresponde aproximadamente a:
a) 4,7
b) 5,3
c) 6,2
d) 8,6
GABARITO
1. C
https://youtu.be/E0IGT1qzseE
2. D
https://youtu.be/3jSbzcmqXtI
3. D
https://youtu.be/AQkJoJuTlCk
4. D
https://youtu.be/Ziv_tEibxLM
5. C
https://youtu.be/tN4sfLbAhmg
6. a) 4 m; b) 3 m/s; c) progressivo; d) s = 4 +3t
https://youtu.be/tKoKALxd6ic
7. a) 1 h; b) 110 km
https://youtu.be/bOvYldotoiY
8. C
https://youtu.be/-mTPkpzkRcE
9. C
https://youtu.be/_VUihDnnUGc
10. a) 20 km/h; b) 108 s
https://youtu.be/Xdybm3Jw8Q4