Lista com gabarito em vídeo

Querido, segue uma lista desse assunto. O gabarito encontra-se no fim do texto, além dos links com as resoluções que eu mesmo fiz em vídeo para vocês!

1. Um espelho fica em equilíbrio quando preso a uma parede da forma como mostra a figura.

Assinale a alternativa que melhor representa as forças que atuam no espelho:

2. (G1 – ifpe) O sistema da figura é formado por um bloco de 80 kg e duas molas de massas desprezíveis associadas em paralelo, de mesma constante elástica.

A força horizontal F mantém o corpo em equilíbrio estático, a deformação elástica do sistema de molas é 20 cm e a aceleração da gravidade local tem módulo 10 m/s2. Então, é correto afirmar que a constante elástica de cada mola vale, em N/cm:

a) 10
b) 20
c) 40
d) 60
e) 80

3. (Ufpe) Uma trave, de massa M = 4,6 kg, é mantida na posição horizontal apoiada lateralmente em uma parede e por meio de um cabo de massa desprezível e inextensível, como mostrado na figura.

Considerando que não haja atrito entre a trave e a parede, calcule a tração sobre o cabo, em newtons.

4. (Ufrgs) Na figura abaixo, blocos idênticos estão suspensos por cordas idênticas em três situações distintas, (1), (2) e (3).

Assinale a alternativa que apresenta as situações na ordem crescente de probabilidade de rompimento das cordas. (O sinal de igualdade abaixo indica situações com a mesma probabilidade de rompimento).

a) (3), (2), (1).
b) (3), (2) = (1).
c) (1), (2), (3).
d) (1) = (2), (3).
e) (1) = (2) = (3).

5. (Ufpr) Três blocos de massas m1, m­2 e m3, respectivamente, estão unidos por cordas de massa desprezível, conforme mostrado na figura.

O sistema encontra-se em equilíbrio estático. Considere que não há atrito no movimento da roldana e que o bloco de massa m1 está sobre uma superfície horizontal. Assinale a alternativa que apresenta corretamente (em função de m1 e m3) o coeficiente de atrito estático entre o bloco de massa m1 e a superfície em que ele está apoiado.

6. (Uesc) Considere uma força de intensidade constante sendo aplicada a uma caixa de massa m que se encontra sobre uma superfície plana e horizontal.

Sabendo-se que a direção da força é paralela à superfície, o coeficiente de atrito estático entre a caixa e a superfície é igual a µ, o módulo da aceleração da gravidade local é igual a g e que a caixa está na iminência de movimento, é correto afirmar que a resultante das forças de contato que a caixa recebe da superfície tem módulo igual a

GABARITO

1. D
https://youtu.be/mS7gf-slpdI

2. B
https://youtu.be/Woex_ITyXaM

3. 92 N
https://youtu.be/PbDgLBFq-YM

4. C
https://youtu.be/Y0PX5zFfQmU

5. A
https://youtu.be/Q9PCpjxyZKw

6. D
https://youtu.be/bdck6KDu2LY