Coé rapaziada, BF na área novamente! Neste artigo, eu vou te explicar que é a Teoria da Resposta ao Item (TRI) e como ela pode te ajudar a arrebentar a boca do balão no ENEM!
A TRI é uma teoria matemática que nasceu em 1950, nos EUA, na psicologia. Sim, por causa de um problema na área de humanas!
Os testes psicológicos apresentava resultados que não representavam a realidade. A TRI foi desenvolvida para que esses testes se tornassem mais precisos e ajudassem os psicólogos a descobrir as características do paciente de forma clara e precisa. A TRI foi implantada com bastante sucesso.
A TRI se expandiu também para a Educação e passou a ser aplicada nos testes de admissão nas faculdades americanas (SAT) e de proficiência na língua inglesa para alunos estrangeiros (TOEFL).
Pontos fortes da TRI
1 – Mede realmente o aprendizado do aluno
Suponha que você faz um simulado ENEM que é corrigido pela TRI e sua nota em Matemática é de 630 pontos. Se fizer um outro simulado amanhã, a sua nota não será muito diferente deste valor. A TRI mede a sua nota de conhecimento e, em apenas um dia, seu conhecimento não vai aumentar nem diminuir.
2 – Elimina o chute
A teoria impede que os candidatos que tenham menos conhecimento do que você, chutem e obtenham o mesmo resultado ou até mesmo um resultado melhor. A TRI favorece o aluno que estuda e o diferencia daqueles que não possuem o mesmo conhecimento que você.
Como estudar usando a TRI?
1- Estude TODAS as matérias, mesmo aquelas que você não gosta
Acertar as questões fáceis tem um peso grande na nota de uma prova corrigida por TRI. Considere os alunos A e B e suponha que cada um resolva 3 questões: uma fácil, uma média e uma difícil.
O aluno A acerta a questão fácil e a média, e o aluno B acerta a questão média e a difícil. Em uma prova corrigida pela metodologia tradicional, ambos obtém a mesma nota, pois acertaram o mesmo numero de questões.
Porém, pela TRI o aluno A é mais coerente, pois acertou a questão fácil, enquanto o aluno B errou a mesma questão. Ora, ora meu caro Sherlock Holmes, como pode o aluno errar uma questão fácil, mas acertar a média e a difícil? Santa incoerência, Batman?!
Provavelmente o aluno B chutou. A nota de TRI do aluno A será maior do que a do aluno B. Este é um exemplo simplificado (em um universo pequeno de três questões), mas a teoria da TRI é muito poderosa e consegue realmente determinar se um aluno chutou ou não.
Em Matemática, por exemplo, a nota de dois alunos que acertaram 20 questões pode variar 300 pontos!
Por isso, estude TODAS as disciplinas, mesmo aquelas que você não gosta ou tem dificuldade. Estude e entenda pelo menos o básico. Assim, consegue acertar as questões fáceis e a sua nota de TRI será muito maior!
Veja aqui como se tornar um estudante vencedor!
2 – Identifique as questões fáceis e resolva primeiro
O ENEM é uma prova com muitas questões e não podemos gastar mais do que 3 minutos em cada uma delas.
Por isso, muitos estudantes cometem o erro de tentar resolver uma questão a todo custo. Gastam um tempo maior do que três minutos na maior parte das questões, e por fim, acabam chutando muitas delas (o que é péssimo, como já vimos!).
Por isso, a melhor tática na prova é identificar as questões fáceis e resolve-las primeiramente. Por isso, leia a questão e se achar que é difícil, pule e passe para outra. Quanto mais questões fáceis de todas as áreas de conhecimento você acertar, maior será a sua nota. Leia neste artigo como estudar menos e aprender mais!
3 – Resolva muitos exercícios
A resolução de exercícios é o melhor método para aprender! É 58% mais efetivo do que apenas ler ou fazer resumos. Por isso, não deixe de exercitar para acertar as questões fáceis do ENEM e aumentar a sua nota TRI. Assine o meu canal no Youtube e receba exercícios gratuitos de Física de um jeito detalhado e divertido!
Espero que essas dicas lhe ajudem a tirar uma nota maior no ENEM! Acompanhe nas minhas redes sociais as atualizações dos materiais que disponibilizo e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Bjs no coração!