5 erros que você pode estar comentendo nos estudos

Marina era uma menina que estudava 8 horas por dia, todos os dias! Prestava atenção nas aulas, anotava tudo o que o professor falava e fazia resumos em casa. Mesmo assim, o seu rendimento nas provas e simulados não era bom.

 

Marina se sentia desacreditada em si mesma. O desestímulo tomava conta da sua pessoa e às vezes ela pensava em desistir. Havia a pressão dos pais que cobravam notas altas e não compreendiam como Marina tirava notas baixas, apesar de se dedicar diariamente aos estudos. Além disso, Marina se cobrava excessivamente, pois queria passar para a tão sonhada vaga em Medicina.

 

Mas, será que Marina estava fadada ao fracasso? Será que Marina nunca seria capaz de aprender satisfatoriamente? Ou será que Marina gastava sua energia da forma errada?

 

Foi então que Marina conheceu um professor que identificou os seus erros e mostrou o caminho certo. Se você se identificou com a história verdadeira de Marina, saiba que não é o único.

 

Milhares e estudantes passam pelos mesmos desafios e problemas todos os dias. Este artigo vai lhe mostrar os 5 erros mais comuns que um estudante comete. Após pequenas mudanças nos seus hábitos, você se tornará um estudante melhor e conquistará notas maiores. E o melhor, estudando menos!

 

Os 5 erros que todo estudante comete:

 

  1. Estudar várias horas seguidas

Para e pense: em um treino de musculação, a pessoa levanta o peso durante horas seguidas? Claro que não! Além do músculo não crescer, a pessoa perde músculo se fizer isso. Em geral, um exercício dura 30 segundos e descansa  3 minutos. Repare,  o período de descanso é 6 vezes maior que o período de exercícios! Além disso, basta um treino diário de 45 minutos na academia para produzir os resultados mais satisfatórios. Treinos longos causam a fadiga e a perda de massa muscular.

 

Você acha que o cérebro consegue ter o mesmo rendimento estudando 10 horas seguidas, sem intervalos? Esse era o primeiro erro que Marina cometia.

 

Intercale períodos intensos de estudo com períodos de descanso. Estude intensamente um determinado conteúdo durante 40 minutos e descanse 20 minutos. Durante um exercício de musculação, a pessoa não para no meio para responder uma mensagem no Whatsup! Portanto, estude durante os 40 minutos sem interrupção. Concentre-se, desligue o celular, evite ser interrompido e dê o gás nesse intervalo de tempo.

Agora, pause e descanse por 20 minutos. Veja as suas redes sociais, jogue um jogo de videogame, toque um instrumento musical e não se esqueça: beba bastante água. O nosso corpo e o cérebro necessitam de hidratação para um bom funcionamento.

 

Repita o procedimento acima para as três matérias que você teve aula durante o dia! Três horinhas diárias são os suficientes para você tirar ótimas notas e aprender efetivamente a matéria. Leia o artigo que escrevi sobre o funcionamento no nosso cérebro e como isso afeta os estudos!

 

  1. Não estudar a matéria dada pelo professor no mesmo dia

 

Esse é um dos maiores erros que os estudantes cometem e afeta imensamente o resultado de 94,8% dos estudantes. As informações que você recebeu das suas aulas diárias são armazenas em uma pequena área do cérebro chamada hipotálamo. Essa área é esvaziada quando dormimos! Por isso, não lembramos o que comemos no almoço a 5 dias atrás! Leia o artigo que escrevi sobre o funcionamento no nosso cérebro e como isso afeta os estudos!

O maior erro é não estudar o conteúdo visto em sala NO MESMO DIA!. Utilize a técnica do item anterior e você se tornará um estudante vencedor, tirando notas maiores, aprendendo efetivamente a matéria e estudando menos!

 

  1. Gastar energia com a matéria que gosta

 

Um dos maiores erros que os estudantes cometem é concentrar a sua energia na matéria que já domina e gosta. Pense no Neymar. Ele já é ótimo cobrando faltas e pênaltis, mas não tem um preparo físico excelente. Onde ele deve gastar mais sua energia, treinando faltas (que já é muito bom) ou treinando a parte física? É óbvio que ele vai gastar mais tempo com a parte física!

Estudar não é diferente. Em geral, os estudantes gastam a maior parte do seu tempo e energia nos assuntos que mais gostam e têm facilidade. Identifique os seus pontos fracos e gaste mais energia nesses assuntos. Esse procedimento ajudará a aumentar as suas notas nas provas e simulados!

  1. Estudar apenas a teoria

 

Como o Neymar treina todos os dias,  lembro um livro sobre futebol? Claro que não! Um dos maiores erros cometidos pelos estudantes é estudar apenas a teoria e não resolver exercícios. A teoria é compreendida na aula, porém, o aprendizado só ocorre de maneira efetiva com a prática dos exercícios.

 

A Marina não estava completamente errada em fazer resumos, porém, isso apenas não basta. Presta atenção na aula ajudou Marina na compreensão do conteúdo, porém, o aprendizado só ocorre com a prática da resolução de exercícios.

 

Gaste boa parte da sua energia com exercícios, afinal de contas, sua prova é feita de que? EXERCÍCIOS. Nos exercícios, você encontra todas as pegadinhas e variações que o professor não consegue alertar durante a aula expositiva.

 

Assine gratuitamente o meu canal de exercícios no Youtube e pratique os exercícios!

 

  1. Falta de sono e alimentação adequados

 

O que um fisiculturista, um jogador de futebol e um nadador têm em comum? Estes atletas precisam treinar, descansar e se alimentar muito bem para render o máximo nas competições.

 

Para um fisiculturista, o sono é essencial para repor as energias e o músculo crescer. Para um estudante, o sono é fundamental para o estabelecimento das conexões neurais responsáveis pelo aprendizado. Quer dizer que você aprende dormindo? Sim, você aprende dormindo! Não esqueça de ter um sono de qualidade de pelo menos 8 horas por dia.

A alimentação tem um papel muito importante no aprendizado. Procure se alimentar com bons carboidratos: arroz integral e batata doce. Além disso, consuma proteína do leite, do frango e da carne. E não se esqueça das gorduras boas: nozes, amendoim e castanha são alguns exemplos. Evite alimentos pesados, açúcar e gordura ruim.

 

Já pensou se o Messi comesse hambúrguer todo dia?

Tenho certeza que se você não cometer mais esses erros na sua rotina de estudos, as suas notas irão crescer, o seu rendimento será cada vez melhor, os seus resultados crescerão e você se tornará um estudante vencedor.

 

Deixe seus comentários no campo abaixo, compartilhe esse artigo com seus parças nas redes sociais e boa sorte na sua nova rotina! Sucesso para você! Qualquer dúvida, é só perguntar!