Resumo de Física – Transmissão de Calor

Olá meus queridos alunos do 9 ano. Vamos continuar nosso estudo sobre calor, estudando agora como o calor se propaga entre os corpos no nosso dia a dia. Vamos lá!

  1. INTRODUÇÃO

Já sabemos que a temperatura mede a agitação das moléculas e o calor é a transferência de energia entre corpos com temperaturas diferentes. Mas, como que ocorre essa transferência de energia no cotidiano? Existem três formas: a condução, a convecção e a irradiação.

 

  1. CONDUÇÃO

Uma barra condutora é aquecida de acordo com a ilustração abaixo.

 

 

 

 

As moléculas mais agitadas (próximas a chama da vela) transferem energia para as moléculas que estão mais próximas e assim sucessivamente. Em um material condutor de calor, como os metais, essa transferência ocorre de maneira rápida.

 

O processo de transmissão de calor por condução ocorre, portanto, de molécula para molécula.

 

  1. CONVECÇÃO

A convecção é o processo de transmissão de calor que ocorre pelo deslocamento entre partes frias (mais densas e mais pesadas) e partes quentes (menos densas e mais leves).

 

Considere um ar condicionado posicionado na parte superior de um ambiente. O ar frio, lançado na parte superior, é mais denso que o ar quente localizado na parte inferior do ambiente.

 

Por isso, o ar mais pesado desce e o ar mais leve  sobe (para ser lançado para fora do ambiente). Esse fluxo é conhecido como correntes de convecção.

 

  1. IRRADIAÇÃO

O processo de transmissão de calor por irradiação ocorre pela propagação ondas eletromagnéticas geradas pelo corpo quente.

 

É o único processo que pode ocorrer no vácuo. Se não há matéria, não é possível a transferência de calor por condução e convecção.

 

 

 

 

 

5. APLICAÇÕES NO COTIDIANO
5.1 Agasalhos

Os habitantes do deserto utilizam casaco tanto de dia (onde a temperatura chega a 50 ºC) quanto de noite (0 ºC).

 

Durante o dia, o casaco dificulta a troca de calor entre o ambiente (maior temperatura) e o corpo (menor temperatura). Durante a noite, o processo se inverte. O casaco dificulta a troca de calor entre o corpo (maior temperatura e o ambiente).

 

5.2 O segredo de um bom churrasco

O espeto de metal introduzido no interior da carne permite o seu aquecimento sem queimar o exterior. O metal é um ótimo condutor de calor e contribui para a transmissão de calor por condução no interior da carne.

 

5.3 A garrafa térmica

A garrafa térmica é construída de tal forma que deve bloquear os três processos de transmissão de calor: condução, convecção e irradiação.

 

 

 

 

 

  • Condução e convecção: utiliza-se o vácuo entre as paredes interna e externa para impedir os dois processos.
  • Irradiação: utiliza-se uma parede espelhada no seu interior. A radiação emitida pelo líquido quente reflete na parede espelhada e retorna para o seu interior.

 

5.4 Geladeira

O congelador em uma geladeira é localizado na parte superior. O ar frio, mais pesado, desce e o ar quente (no interior da geladeira) sobe. Além disso, as prateleiras são no formato de grade para permitir a circulação das correntes de convecção.

 

5.5 O vento na praia
  • Durante o dia: a areia da praia aquece rapidamente (comparada com a água). O ar sobre a areia também se torna mais quente. Ocorre então, um deslocamento de ar da região mais fria (sobre a água) para a região mais quente (sobre a areia).

 

 

 

 

  • Durante a noite: o processo se inverte. A água está mais aquecida que a areia (lembre-se que a água demora mais para esfriar). Ocorre então, um deslocamento de ar da região mais fria (sobre a areia) para a região mais quente (sobre o mar).

 

 

 

 

Espero que tenham gostado!

 

Mais ferramentas de aprendizagem:

1 – Meu canal no Youtube:

2 – 7 lições do filme Harry Potter para você se tornar um estudante vencedor

3 – A importância da videoaulas

 

Um grande abraço do BF!