Resumo de Física 9º ano – Velocidade média

Olá meus queridos, tudo bem? Vamos começar estudar agora um dos assuntos mais importantes do 9º ano e da Física: a velocidade média! Vamos lá!

 

No estudo da introdução à Física, estudamos os conceitos básicos para dominar essa disciplina. Agora, vamos estudar o movimento e os conceitos de velocidade e aceleração média.

1. MOVIMENTO E REPOUSO

A definição de movimento e repouso depende de um referencial.

  • Movimento: um corpo estará em movimento em relação a um referencial quando sua posição variar com o tempo em relação a esse referencial.
  • Repouso: Um corpo estará em repouso em relação a um referencial quando sua posição não variar com o tempo em relação a esse referencial.
2. PONTO MATERIAL E CORPO EXTENSO

Um corpo é dito ponto material ou partícula quando suas dimensões são desprezíveis para a análise do fenômeno. Por exemplo, um carro (2 metros de extensão) percorrendo uma ponte de 200 m.

Um corpo é dito extenso quando não podemos desprezar a sua dimensão, caso contrário, os resultados obtidos não corresponderiam à realidade. Por exemplo, um trem de 100 metros de extensão percorrendo uma ponte de 200 metros.

3. REFERENCIAL

O referencial é uma região do espaço escolhida para o estudo do movimento.

Observe a figura abaixo: um ônibus se movimenta com dois passageiros no seu interior e uma pessoa encontra-se no solo em repouso.

C:\rascunhos\FIG.JPG

Para a pessoa que está no referencial solo, as duas crianças dentro do ônibus estão em movimento, pois a sua posição muda (ao longo do tempo). Em relação a uma das crianças (referencial ônibus), a outra encontra-se em repouso, pois a sua posição não se altera em relação ao referencial.

 

4. TRAJETÓRIA

A trajetória representa o caminho descrito por um corpo em um determinado referencial. Observe a figura abaixo, onde um avião com velocidade constante solta uma bomba. No referencial solo, a trajetória seguida pela bomba é uma curva (parábola). Em relação ao referencial do avião, a bomba segue uma linha reta.

5. POSIÇÃO, DESLOCAMENTO E DISTÂNCIA PERCORRIDA

Para estudar o movimento, é necessário conhecer a posição do móvel nos instantes inicial (s0) e final (s). Observe a figura abaixo.

Primeiramente define-se o ponto zero, chamado origem dos espaços. No início do movimento, o carro se encontra na posição -20 km do eixo, ou seja, a 20 km de distância da origem.

Existe uma diferença entre a distância percorrida e o deslocamento do móvel. Vamos analisar um exemplo para ilustrar essa diferença. Suponha que uma pessoa faça uma viagem de automóvel do Rio de Janeiro para São Paulo (430 km). A distância percorrida na viagem de ida (430 km) e da volta (430 km) é de 860 km.

Porém, o deslocamento é zero! O deslocamento leva em consideração a posição inicial (s0) e final (s) de um corpo e pode ser calculado pela expressão abaixo.

Repare que o deslocamento não leva em consideração o caminho percorrido pelo corpo.

6. VELOCIDADE MÉDIA

A velocidade escalar média mede a rapidez com que um corpo se desloca. Vamos entender as dependências dessa grandeza.

A velocidade escalar média de um corpo é a razão entre o deslocamento escalar e o intervalo de tempo gasto nesse deslocamento.

A unidade no SI é m/s. No cotidiano, é comum o uso da unidade km/h. A transformação entre as duas unidades acima ocorre pela regra a seguir.

7. ACELERAÇÃO ESCALAR MÉDIA

No dia a dia, a maioria dos movimentos ocorre com mudança da velocidade. A aceleração escalar média é a grandeza física que mede a rapidez com que a aceleração muda e pode calculada pela fórmula abaixo.

A unidade de aceleração no Sistema Internacional (SI) é o m/s2. Por exemplo, uma aceleração de 4 m/s2 significa que a sua velocidade varia 4 m/s a cada segundo de movimento. No exemplo abaixo, o móvel se desloca e sua velocidade aumenta de 30 km/h para 80 km/h.

Agora, é importante não cometer esses 5 erros na hora de estudar!

Você sabia que é possível aprender mais sobre velocidade média com o menino Mbappe?!