Olá querido aluno do 9 ano. Vamos aprender quais são os instrumentos usados para medir corrente elétrica e voltagem. Vamos lá!
1. INTRODUÇÃO
Existem alguns aparelhos que são usados para realizarem medições nos circuitos eletrônicos. Porém, os dois mais importantes para os nossos estudos são o amperímetro e o voltímetro.
2. AMPERÍMETRO
O amperímetro mede a corrente elétrica que atravessa um ramo. Por analogia, existe um medidor nas residências que mede a quantidade de água que passa pelo cano principal da casa.
O amperímetro deve ser colocado em série com o ramo onde se pretende medir a corrente elétrica.
Como todo aparelho de medida não pode influenciar no valor da medida, a resistência do amperímetro deve ser nula (na prática, o valor deve ser muito menor que a resistência do circuito).
3. VOLTÍMETRO
O voltímetro mede a queda de tensão entre dois pontos de um circuito. O voltímetro deve ser colocado em paralelo com o ramo onde se pretende medir a ddp.
Como todo aparelho de medida não pode influenciar no valor da medida, a resistência do voltímetro deve ser infinita (na prática, o valor deve ser muito maior que a resistência do circuito).
4. CURTO CIRCUITO
A definição de curto-circuito é bem simples: basta ligar dois pontos de um circuito por um fio de resistência nula (ou desprezível).
Na figura abaixo, uma corrente elétrica de 2 A passa pelo resistor de resistência R1 ohms. Ao ligar os pontos X e Y por um fio de resistência nula, toda a corrente elétrica passa por esse fio. Basta lembrar que, pela primeira lei de Ohm (), a resistência é inversamente proporcional a corrente elétrica.
Como a resistência do fio tende a zero, a corrente será máxima. Portanto, o resistor R2 pode ser “eliminado” do circuito.
Além disso, o sistema bifásico apresenta mais uma vantagem: ligar aparelhos de 220 V. Os modernos ar condicionados do tipo split (que o compressor fica do lado de fora da casa) só em vendido nesta voltagem.
Para isso, basta ligar o aparelho nas duas fases (110 V e – 110 V) para criar uma diferença de potencial de 220 V.
5.3 Sistema trifásico
As indústrias possuem máquinas que demandam muita energia e para que a corrente elétrica não se torne muito alta, aumenta-se a voltagem da corrente elétrica para 330 V. Pode-se então, ligar a fase de 110 V com a fase de 220 V, ou a fase de – 110 V com a de 220 V.